Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agricultores de Serraria participam de curso sobre manipulação de produtos agrícolas

Notícias

Agricultores de Serraria participam de curso sobre manipulação de produtos agrícolas

Agricultores familiares do município de Serraria, no Brejo, participaram de um curso sobre práticas alimentares e preparação de produtos agrícolas, como bolos, licores e doces que passarão a ser produzidos com melhor qualidade e comercializados nas feiras livres, com isso agregando valor aos seus produtos para aumentar a renda familiar.

87f3ddc9-7c8c-43b0-a561-c83c1d4620e5.jpegMinistrado por extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o treinamento foi realizado na casa do agricultor José Gomes de Oliveira, conhecido por José Boi, na comunidade rural Matinhas, com a participação de 18 participantes, entre homens e mulheres. O agricultor trabalha com uma diversificação de culturas, a começar por araruta, diversas frutíferas, roçados de inhame, feijão, mandioca, batata-doce, macaxeira, entre outras, 8a88fa61-d806-427b-8f40-3c6fac54db90.jpege ainda mantém canteiro de produção de hortaliças e plantas medicinais, além de jabuticabeiras.

O grupo de agricultores que participou do curso passará a trabalhar seus produtos colhidos na sua propriedade e comercializarão na Feira da Agricultura Familiar do Município, que acontece toda quita-feira na sede do município. Destaque-se que todos os produtos são agroecológicos e têm uma boa aceitação por parte dos consumidores.

d18259f2-999d-45ac-98c0-d7a814c08fa4.jpegO curso foi ministrado pela Assistente Social Jacileide Vieira Andrade, e teve a colaboração da extensionista social Maria do Livramento Miranda Costa de Oliveira, a engenheira agrônoma Lucia Marinho do M. Lyra, contando com a participação das extensionistas Marly Ferreira, Julita Mendes, Everaldo Alves da Rocha e do coordenador estadual das Feiras do Agricultor Familiar da Empaer, Severino Henrique.

O gerente local da Empaer, Gustavo José Barbosa considera que os cursos promovidos pela Empaer são importantes porque oferecem oportunidade de agregar valor à produção, dando condições para que os agricultores melhorem a qualidade dos produtos e, com isso, aumentem a renda.

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional