Asbraer assina Termo de Cooperação Técnica para melhoramento genético de rebanho em nível nacional

publicado: 20/08/2020 12h42, última modificação: 20/08/2020 12h42
891e44a475166ee8b641fdb25e237870_XL - Copia.jpg

O presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, assinou hoje Termo de Cooperação Técnica para tornar o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética) nacional.

A 13ª edição da ExpoGenética, evento anual criado em 2008 e promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), sediada em Uberaba, Minas Gerais, este ano acontece online e nesta quinta-feira (20) a feira contou com um marco histórico: assinatura do Termo de Cooperação Técnica Pró-Genética Nacional. O Programa está presente em Minas Gerais desde 2007. Em 2014, via decreto, tornou-se uma política pública estadual, com objetivo de aprimorar o rebanho bovino do estado e fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite.

Coordenado pela SEAPA/MG e executado pela Emater de Minas Gerais, o programa é realizado por meio de feiras e/ou leilões, onde produtores interessados em melhorar geneticamente seu rebanho, negociam diretamente com os criadores de touros e matrizes.

Com o acordo de Cooperação Técnica, a ideia é conjugar esforços para divulgação, implantação e implementação do Pró-Genética em todas as unidades da federação, buscando inserir a genética superior por meio de touros com certificado de registro genealógico definitivo (RGD), para ampliar, facilitar e democratizar o acesso dos produtores rurais ao material genético melhorador. Isso propiciará aumento na produtividade do rebanho nacional e consequente melhoria na renda e qualidade de vida do agricultor.

Segundo o presidente da Emater/MG, Gustavo Laterza essa é uma parceria público-privada que dá certo e vai gerar resultado lá na ponta. “A ater pública tem expertise em implementação de políticas públicas e tem capilaridade. Vai ser uma parceria de sucesso”, afirmou.

Para o presidente Nivaldo Magalhães o Programa em nível nacional vai contribuir para o desenvolvimento do agricultor familiar de norte a sul do país. “Assim vamos poder levar o melhoramento ao agricultor familiar, pequeno e médio produtor em todos os lugares”.

O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado, considera que o programa contribui de forma econômica e social, visto que colabora para o aumento da renda do produtor e qualidade de vida. “A ABCZ, preocupada com o crescimento econômico do pequeno produtor, lançou esse programa. Considero também esse programa, um programa social dando a oportunidade de crescimento ao pequeno produtor. Temos muitos esforços com parceiros como a Asbraer para que possamos avançar cada vez mais”, disse.

Pró-Genética Nacional

.Com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, o Pró-Genética terá objetivo de executar suas ações em nível nacional, tais quais, conjugar esforços para a divulgação, implantação e implementação do Pró-Genética em todas as unidades da federação;

.promover seminários aos produtores rurais e técnicos com intuito de sensibilizá-los para o uso de material genético melhorador, como fator essencial para o aumento de competitividade na cadeia produtiva da carne e do leite;

.articular, em conjunto, junto aos órgãos competentes, no intuito de tornar o Pró-Genética uma estratégia de governo, por meio da elaboração de políticas públicas, para disponibilizar aos produtores rurais e agricultores familiares, material genético superior, o que propiciará aumento na produtividade do rebanho nacional e consequente melhoria na renda e qualidade de vida do produtor;

.promover a integração de esforços entre as partes para a troca de conhecimentos técnicos e experiências, bem como proporcionar capacitações de técnicos e produtores no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos - PMGZ, em reprodução e manejo bovino.

O público do Programa são produtores rurais, com foco para os agricultores familiares, pequenos e médios produtores, que buscam o aumento da renda e produtividade na pecuária bovina.

Caberá a Asbraer, elaborar ações e diretrizes junto às entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural para qualificar os técnicos para o Pró-Genética, coordenar ações do programa junto às associadas, articular para a promoção do Programa, sua divulgação, entre outras ações.

Trancrita da Assessoria da ASBRAER.