Comissão de Produção Orgânica define programação para a Semana de Nacional de Orgânicos

publicado: 11/04/2019 12h05, última modificação: 11/04/2019 12h05
organicos2 10-4.jpg

A Comissão de Produção Orgânica da Paraíba estará integrada à Semana Nacional de Orgânicos, como também em feiras regionais e eventos onde estejam presentes agricultores familiares durante o mês de abril na Paraíba, seguindo uma programação que começou no dia 1º e se estenderá até o dia 31 de abril, contemplando todas as regiões do estado. A elaboração da programação foi feita durante a reunião da CPorg.PB, realizada na Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Lagoa Seca.

organicos4 10 4.jpgA reunião ordinária da Comissão teve como objetivo o planejamento das Ações da CPorg,PB para o corrente ano, a começar com a participação da Semana Nacional de Orgânico em data a ser marcada e, efetivamente, em atividades locais como feiras regionais e eventos onde estejam presentes agricultores familiares.

Com relação às feiras regionais e eventos locais, as datas acertadas são as seguintes: Litoral - 01/05, Conde - 25/05, Cariri Ocidental - 29/05, Borborema, Cariri, Curimataú, Seridó e Agreste - 30/05.

organicos 10-04.jpgTambém ficou programada uma série de visitas a Organização de Controle Social (OCS), sendo que nos períodos das visitas serão oferecidos cursos e oficinas (biofertilizante, defensivos naturais e sanidade vegetal) aos agricultores da agricultura familiar/orgânica/agroecológica, em parceria com UEPB - Campus II, através do projeto do Centro Vocacional Tecnológico - CVT.

organicos5 10-04.jpgComo pauta da reunião também aconteceu uma visita a área de produção Agroecológica do Centro de Ciências Agrárias e Ambiental - CCAA, e das ações do projeto CVT de agroecologia e produção orgânica: agrobiodiversidade do seminário.

A Empaer é representada na Comissão de Produção Orgânica da Paraíba pela bióloga Sandra Maria Vidal Coutinho e pela doutora Josilda de França Xavier, que representou a empresa na reunião, que ainda contou com a participação da pesquisadora da Empaer Ivonete Berto Menino que discutiu a possibilidade de integrar algumas ações da Empaer na programação da CPorg.PB