Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade rural de Conceição comemora aumento na produção de cebola

Notícias

Comunidade rural de Conceição comemora aumento na produção de cebola

Os produtores rurais da comunidade Cacimba Nova, município de Conceição, no Vale do Piancó, comemoram o aumento na produção de cebolas e planejam ampliar a área de plantio, na próxima safra. Para o sucesso da colheita, creditam o apoio da assistência técnica disponibilizada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap.

A previsão de colheita de cebola, neste ano, é de 150 toneladas, representando um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2019. Além de outras culturas, a comunidade quer investir ainda mais na produção, de olho no mercado promissor.

Antes da colheita de cebola iniciada na semana passada, os agricultores da comunidade já comercializavam a produção de batata-doce e tomate. Também há uma previsão de uma colheita de 200 toneladas de tomate e 200 toneladas de batata-doce na atual safra, graças ao inverno regular e a assistência técnica continuada.

CEBOLA1.jpegComo meta para 2021, a comunidade projeta a aquisição de um trator que será usado no preparo da terra para o plantio e a instalação de energia solar, para reduzir os custos de produção.

Na comunidade são 16 famílias que plantam hortaliças, sobretudo investindo no cultivo de batata-doce, tomate e cebola que sempre proporcionou bons resultados. Os produtores trabalham utilizando a técnica de irrigação por micro aspersão e gotejamento.

Durante este período de pandemia a comunidade não deixou de produzir alimentos para a mesa do consumidor, não somente da Paraíba, mas também para outros estados. A comunidade também conta com outras famílias que trabalham em conjunto no plantio e na colheita da produção.

CEBOLA2.jpegA construção de um açude na comunidade abriu os caminhos para a implantação de projetos produtivos agrícolas com a fundação da comunidade no ano de 1992, dando início do plantio de hortaliças e nas últimas duas décadas com apoio financeiro do Cooperar e assistência técnica e acompanhamento o que garantiu avanços.

“Por conta do nosso trabalho de conscientização, uma boa alimentação, a qualidade de vida das famílias mudou, não se registrando óbito de crianças há mais de 15 anos”, comentou o presidente da Associação Comunitária Cacimba Nova, João Costa.

João Costa destaca que o trabalho de assistência técnica é feito em uma ação conjunta entre duas equipes: Conceição e Cajazeiras, o que tem garantido o sucesso no plantio e da colheita de culturas durante todo o ano.

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional