Notícias

Empaer capacita agricultores durante Feira da Agricultura Familiar em Caaporã

publicado: 13/08/2019 12h32, última modificação: 13/08/2019 12h32
f88908fc-52a3-455d-8c6e-522fd7006659.jpeg

A  realização da 1ª Exposição da Agricultura Familiar do município de Caaporã, que aconteceu entre os dias 9 e 10 deste mês serviu de espaço para que o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) promovesse capacitação de 25 produtores rurais sobre a legalização ambiental de empreendimento Aquícolas, Piscicultura e Avicultura alternativa como estratégia de geração de renda. 

a6619a95-f5a2-4359-b827-e888ebfa8a69.jpegAs palestras foram proferidas pelos engenheiros de Pesca, Elton José da Cunha e Agnelo Campos e pelo veterinário Vicente de Assis. Na ocasião, foram repassadas informações tanto para quem já trabalha com a atividade de piscicultura, de carcinicultura ou de avicultura alternativa quanto aos que desejam iniciar uma dessas atividades de forma sustentável. 

O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do município, numa parceria com a Empaer e outros órgãos, e que teve como objetivo principal buscar alternativa de fortalecimento da Agricultura Familiar, visando o desenvolvimento rural sustentável. A exposição teve em sua programação apresentações de artistas da terra, barracas com comidas típicas, artesanato local, feira dos agricultores, exposição de animais, produtos agropecuários, máquinas e implementos agrícolas, além de estande de empresas parceiras e palestra sobre a divulgação dos produtos da agricultura familiar, o intercâmbio de experiências, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda. 

e59cf57b-0194-414c-967f-8d571f26476e.jpegUm grupo de alunos do Instituto Federal da Paraíba, campus de Pedras de Fogo, esteve presente ao evento, conhecendo e participando na prática de compostagem do Projeto de Extensão “Seu Resíduo me Alimenta”, que poderá ser trabalhada em grande escala e utilizada pelos municípios de pequeno e médio porte.   

Na ocasião, o engenheiro de Pesca da Empaer Elton Cunha sorteou exemplares do livro de sua autoria “Agricultura Familiar Camponesa X Agronegócio”, que, segundo ele, “a obra é uma oportunidade de socializar o conhecimento para o apoio ao desenvolvimento das comunidades rurais. Como reconhecimento da importância deste segmento para o desenvolvimento sustentável”.