Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Pernambuco conhecem pesquisas com bovinos em Umbuzeiro

Notícias

Estudantes de Pernambuco conhecem pesquisas com bovinos em Umbuzeiro

Um grupo de 125 alunos do Colégio Estadual do município de Casinhas, Estado de Pernambuco, esteve nesta semana na Estação Experimental Epitácio Pessoa, no município de Umbuzeiro, para conhecer os trabalhos de pesquisas de melhoramento genético em bovinos ali realizados pela equipe de pesquisas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer/vinculada à Sedap). Os estudantes foram recebidos pelo gerente da Estação, Gilvan Junior, que mostrou as dependências e deu informações acerca das atividades ali realizadas há quase um século de atividades.

2a6e369d-2758-4a84-869f-c3c9c87807f0.jpegAo se despedirem da coordenação da estação, muitos dos estudantes demonstraram-se encantados com o resultado das pesquisas, elogiando o plantel de animais ali pesquisados e que vêm sendo colocados à disposição dos criadores. A finalidade da visita foi conhecer os trabalhos de melhoramento do rebanho e também a história da Estação. Alguns alunos têm o interesse de fazer o curso de Agronomia ou Zootecnia, e a visita vai permitir que possam melhor escolher a profissão que seguirão, conforme disseram.

Gilvan Junior disse que, durante o encontro com os estudantes, informou como se deu o início dos 657312ab-4f07-43af-9142-4935f29617be.jpegtrabalhos de pesquisa na Estação ao longo de 97 anos, quando foi que iniciou a criação do rebanho Gir Leiteiro, com a chegada das primeiras matrizes, que foram a Tieta, Uberada, Bonina e Orquídea até chegar ao plantel atual.

Na Estação de Pesquisa, os estudantes conheceram os reprodutores Hotel Umbuzeiro Grande Campeão da categoria, lituano Umbuzeiro reservado campeão, Gael Fiv. As matrizes Fascina Fiv Umbuzeiro Grande campeã, Manta Umbuzeiro campeã Bezerra jovem, Jupiara Umbuzeiro campeã novilha jovem, além da progênie de mãe Jupiara Umbuzeiro e Lituano Umbuzeiro. São animais que estão possibilitando a Paraíba a ampliar seu rebanho de Gir que, há décadas, vem se destacando em todo o País.

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional