Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento discute importância do umbu na agricultura familiar no semiárido

Notícias

Evento discute importância do umbu na agricultura familiar no semiárido

A cultura do umbu tem se constituído numa nova alternativa de renda para famílias agricultoras residentes no semiárido, e para conscientizar a população quanto a importância da recuperação e preservação do plantio existente, a Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves, localizada no município de Sumé, numa parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e outros parceiros, realizou na semana passada o IX Festival do Umbu, com uma programação diversificada que durou quatro dias.

feira umbu sume 07-05.jpgNa ocasião do encerramento do evento, na sexta-feira (6), o extensionista Carlos Alexandre Batista da Silva da Gerência Operacional Local na cidade do Congo, representou a Empaer, quando enfatizou a importância da cultura do umbu na região semiárida do Nordeste, ressaltou também as ações da empresa voltadas para a agricultura familiar com ênfase na transição agroecológica e estratégia de convivência.

O evento começou nas dependências da Escola Agrotécnica com palestras e demonstração de como obter produtos processados do umbu. Teve continuidade no dia seguinte na área livre de uma escola rural no distrito Pio X, com o transplantio do umbuzeiro. Como parte da programação, nos dias seguintes houve apresentações culturais. Também teve festividades na praça pública José Américo. O evento foi encerrado na sexta-feira com degustação de produtos do umbu, no mercado público da cidade.

feira umbu sume2 07-05.jpgO Governo do Estado, por meio da Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) vai iniciar ainda neste ano pesquisa sobre o melhoramento do umbuzeiro e também da cajazeira, em um trabalho de parceria com a indústria de polpa de frutas Ideal. A Empaer dispõe de estações experimentais para a instalação de viveiros para produção de mudas.

A fruticultura é de extrema importância para geração de renda, sendo o umbu importante na região de semiárido mesmo em fase das restrições hídricas e de solo, se revestindo de elevada importância econômica e social em diversas áreas.

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, lembrou que na região semiárida essa atividade vem potencializando o surgimento de empreendimentos capazes de criar bases econômicas para a agricultura familiar, já permitindo o surgimento de empreendimentos.

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional