Notícias

Eventos na Empaer lembram Semana de Alimentos Orgânicos e Meio Ambiente

publicado: 30/05/2019 11h47, última modificação: 30/05/2019 11h47
75b21e66-7f42-4f3b-8952-908f2abb2fdc.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), está realizando dois eventos antecipados como parte das comemorações da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos e Meio Ambiente, sendo que o primeiro aconteceu na quarta-feira (29), e o segundo será nesta quinta-feira (30), ambos na Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral, em Jacarapé, contando com a participação de extensionistas rurais, pesquisadores, parceiros e a presença de estudantes.

EVENTO 29 05.jpgNo segundo dia do evento, que acontece nesta quinta-feira, a programação será direcionada especificamente para crianças da Escola Dom Marcelo Carvalheira, de Piragibe, mas será também aberto a outras unidades de educação.

A abertura do evento nesta quarta-feira foi feita pelo diretor de Pesquisa da Empaer, Manual Antônio de Almeida (Manuel Duré), que representou o presidente da empresa, Nivaldo Magalhães, e contou com as presenças de professores do Instituto Federal da Paraíba, de João Pessoa e de Cabedelo, pesquisadores, extensionistas e mais 68 alunos dos dois campi do IFPB.

Durante o evento, foi feita uma discussão sobre a importância de preservação ambiental, com ênfase ao conceito da sustentabilidade, visando à conscientização para o hábito alimentar saudável e a preservação do meio ambiente. O objetivo é informar e explicar para os participantes, consumidores, técnicos e produtores rurais, acerca da produção e consumo de alimentos saudáveis. Diversos parceiros estão envolvidos nestes eventos, entre os quais a Sudema e a Polícia Militar Ambiental.

A Empaer apoia algumas atividades que visam conscientizar os agricultores para a importância do cultivo de alimentos sem o uso de agrotóxicos, que se constitui numa alternativa para o pequeno agricultor aumentar sua renda com o aproveitamento de pequenos espaços em suas propriedades.

A Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos e Meio Ambiente 2019 acontece na Paraíba entre os dias 2 a 7 de junho, numa programação que se estende por várias cidades paraibanas, com diversas atividades. O Governo do Estado, por meio da Sudema, vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 3 de junho, com uma solenidade na Escola Estadual Cidadã Integral Professora Luzia Simões Bartollini, às 13h30, localizada no Jardim Planalto, com a participação de vários parceiros, como a Empaer.

             EVENTO5 29-05.jpgEVENTO2 29-05.jpgEVENTO4 29-05.jpgEVENTO6 29-05.jpg