Festa da Mandioca destaca potencial da cultura em Princesa Isabel

publicado: 25/08/2019 12h02, última modificação: 25/08/2019 12h02
mandioca12 13-08.jpg

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) participa, nos dias 20, 21 e 23 de setembro, em Princesa Isabel, da XVII Festa da Mandioca. O evento, organizado pela Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Lagoa de São João, tem apoio da prefeitura local e parceria do Sebrae, do IFPB e CDL. A perspectiva de público, segundo os organizadores é de mais de 10 mil pessoas entre agricultores familiares, mandiocultores, convidados e autoridades do setor agrícola.

mandioc1 13-08.jpgO município de Princesa Isabel, localizado na Serra do Teixeira, é uma das regiões de melhor desempenho agrícola do Estado, segundo os extensionistas que atuam na região. Eles garantem que o povoado de Lagoa de São João é um dos maiores produtores de mandioca do Nordeste e produz uma das melhores farinhas do País.

mandioca2 13-08.jpgA comunidade abriga uma população de 412 famílias agriculturas que sobrevivem plantando a cultura da mandioca em 220 hectares de terra, que lá mesmo é beneficiada e transformada em farinha, goma e outros derivados do produto, que são vendidos em feiras livres, supermercados e mercearias locais, da região de Teixeira e da divisa com o estado de Pernambuco.

Os organizadores da festa esperam que ela se realize dentro dos princípios que nortearam os demais eventos ali realizados, que contaram com a presença de milhares de pessoas da Paraíba, de estados vizinhos, de autoridades do setor agrícola, de técnicos e de agricultores interessados no cultivo da mandioca, cultura de muito valor econômico para os produtores da região, assistidos em todos os aspectos técnicos de cultivo, desde o preparo do solo à comercialização, segundo o presidente da Empaer e da Asbraer, Nivaldo Magalhães.

mandioca4 13-08.jpgDe acordo com gerente regional da Empaer de Princesa Isabel, Hermes Maia, são produzidos, semanalmente, 300 sacos de farinha agroecológica, o que corresponde a 15 toneladas e um rendimento superior a R$ 120 mil reais mensais. Ele adiantou que espera um bom retorno financeiro durante os três dias da festa. “Aguardamos uma movimentação em torno de R$ 500 mil, com produtos, derivados, serviços, gastronomia e comércio”, estimou.

Entre os principais objetivos da Festa da Mandioca estão o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura, o resgate de culturas tradicionais, a atração e investimento para o setor e outras cadeias produtivas da Serra do Teixeira, a consolidação dos produtos, em especial a farinha, além da oportunidade de negócios, geração de emprego e renda no campo.