Notícias

Governo distribui ração excedente da Estação Experimental de Umbuzeiro com criadores

publicado: 29/01/2020 08h29, última modificação: 29/01/2020 08h29
Umbuzeio.jpeg

Os 40 pequenos produtores rurais das comunidades Açudinho, Curral do Saco e Alecrim, no município de Umbuzeiro, no Agreste paraibano, foram contemplados com 55 toneladas de capim Elefante, cultivado na Estação Experimental Epitácio Pessoa, distribuídas pelo Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

A distribuição da ração excedente na estação faz parte de uma estratégia para atender aos criadores da região que ainda estão vivenciando um período de estiagem. Na área de onde foi retirada, a forrageira logo rebrotará por ocasião das chuvas, com isso repondo todo o estoque para alimentação do rebanho que compõe o grupo de animais destinados às pesquisas de melhoramento genético.

90ab1c39-7375-4d07-afbe-cec5e132f113.jpegO gerente da Estação, Gilvan Ramos da Cruz, explicou que o repasse do capim para os criadores se justifica pela necessidade que estes têm para alimentar seus rebanhos no período de estiagem, além de existir na Estação um estoque excedente de mais de 70 toneladas de ração.

No ano passado, a gerência da Estação, sem nenhum prejuízo para o bom andamento dos trabalhos de pesquisa com os animais e visando atender as necessidades dos criadores, fez a distribuição de pelo menos 50 toneladas de capim Elefante.

Gilvan disse que esta é uma forma de atender, de forma espontânea, aos pequenos criadores desta região que necessitam alimentar seus animais, sem nenhum custo para estes, num momento em que a estação de pesquisa tem ração excedente. Lembrou que com as chuvas que deverão ocorrer, a nova pastagem surge. “Mesmo que tenhamos necessidade de alimentar o nosso rebanho, ainda temos um estoque de 70 toneladas de ração para atender a demanda”, comentou.