Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo realiza Dia de Campo com distribuição de mudas e raquetes de palma e Brejo do Cruz

Notícias

Governo realiza Dia de Campo com distribuição de mudas e raquetes de palma e Brejo do Cruz

Um Dia da Campo sobre Sistema Agroflorestal no semiárido com as culturas do umbu, pitaya, gliricidea, leucena e cultivares de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim foi realizado no sítio Flor do Sertão, em Brejo do Cruz. A  ação é  promovida pelo Governo do Estado, por meio da Empaer, prefeitura municipal e o Instituto Nacional do Semiárido – INSA, com a participação de 25 produtores rurais, extensionistas e pesquisadores. Foram observados todos os protocolos de cuidados a pandemia.

Brejo do Cruz4 03-03.jpgCultivadas em sistema de consórcio, as espécies utilizadas na unidade demonstrativa do Sistema Agroflorestal têm como objetivo a produção de frutos e formação de banco de proteínas e volumosos para alimentação do rebanho pecuário, principalmente o gado de corte e de leite. Ao final do evento, houve distribuição de mudas nativas, frutíferas e adaptadas para o semiárido.

Na ocasião, foi evidenciada a importância dos SAF’s como modelos de produção diversificada e manejo do solo, destacando-se, na oportunidade, seu uso no semiárido e preparo de adubação. Houve demonstração do fracionamento da raquete de palma com uma técnica eficiente na propagação de novas plantas de palma, espécies importantes na alimentação animal e as que podem servir de alimento humano, como milho, feijão, jerimum, melão.

Brejo do Cruz5 03-03.jpgNo Dia de Campo foram apresentados os resultados de pesquisas realizadas pelo INSA voltadas para o semiárido, com o incentivo ao cultivo da pitaya e do umbuzeiro, na formação de bancos de proteína para a pecuária e o fracionamento da palma para aumentar o número de plantas para o plantio destinado a alimentação dos animais. A Empaer, empresa vinculada à Sedap, orientará e acompanhará os produtores rurais durante o cultivo.

A Unidade Experimental Agroecológica Sítio Flor do Sertão, gerenciado pelo extensionista rural Moises Mendes de Paiva, com o acompanhamento do gerente regional da Empaer em Catolé do Rocha, Humberto Cavalcante.

 

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional