Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo realiza distribuição de sementes certificadas para o plantio

Notícias

Governo realiza distribuição de sementes certificadas para o plantio

O Governo do Estado prossegue com a distribuição de sementes certificadas para os agricultores familiares, seguindo o calendário previamente definido pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a partir dos depósitos de Alagoinha e Esperança para os escritórios regionais da Empaer.

Entre segunda-feira e terça-feira (16 e 17), as sementes de feijão, milho e sorgo seguiram para as gerências regionais da Empaer em Solânea, Esperança, Itabaiana e Guarabira. Desta quarta-feira (18), até sexta-feira (20), o deslocamento das sementes será para a região de Areia, e, na quinta-feira (19), será contemplada a regional de João Pessoa.

O Programa Estadual de Distribuição de Sementes Certificadas – Safra 2020 – foi lançado pelo governador João Azevêdo em Itaporanga, no Vale do Piancó.

Neste ano, serão distribuídas com pequenos e médios agricultores familiares 335 toneladas de sementes, adquiridas com recursos de R$ 3,9 milhões do Tesouro Estadual, beneficiando 32.870 famílias de agricultores.

8c19a2e2-d10b-4e36-96eb-247b191a905a.jpegTodos os municípios paraibanos serão atendidos, seguindo o calendário de plantio de cada região, conforme o zoneamento agroclimático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicado em portaria.

Agricultores estão realizando seus plantios seguindo as recomendações do corpo de extensionistas rurais da Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Com elevado potencial genético, também tem para a produção de forragens, oferecendo maior resistência contra plantas daninhas, doença e pragas do solo, entre outros benefícios.

Serão 150 toneladas de milho, 145 toneladas de sementes de feijão e 40 de sorgo. Os recursos são oriundos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Funcep).

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional