Notícias

Paraíba lidera aplicação de crédito do Pronaf Agroecologia no País

publicado: 03/11/2020 11h23, última modificação: 03/11/2020 11h23
Pronf Horta 26-10 - Copia.JPG

A Paraíba foi o Estado que mais financiou projetos para agricultores familiares na linha de crédito Pronaf Agroecologia, por meio do Banco do Nordeste, com a execução de 92% das propostas até outubro de 2020, mesmo em face da pandemia da Covid 19, graças ao esforço do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, na condução do programa.

Conforme levantamento do Banco do Nordeste com base em dados do Banco Central, do ano de 2015 até 8/10/2020, foram registrados 1.389 financiamentos pelo Pronaf Agroecologia. “Quando comparamos estes números com os demais Estados do Nordeste e o Norte de Minas Gerais e Espírito Santo, a superintendência da Paraíba contratou 92% de tudo nesta linha de crédito”, lembra o gerente executivo da superintendência estadual da instituição financeira, Keke Roseberg, destacando a parceria do Governo do Estado. Os recursos contratos junto ao Banco do Nordeste neste período foram da ordem de R$ 9,1 milhões de reais.

pronaf banana 26-10.JPGDe acordo com o gerente da instituição financeira, além de ser um dos principais parceiros na elaboração de projetos técnicos de financiamento do banco, a Empaer promove um trabalho de sensibilização dos agricultores quanto à importância do manejo sustentável e a produção de alimentos agroecológicos e orgânicos, gerando assim uma consciência favorável à utilização da linha de crédito Pronaf Agroecologia.

Para o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, o trabalho realizado pelos extensionistas junto às famílias agricultoras tem sido de fundamental importância para alavancar o Pronaf Agroecologia no Estado, cujo crescimento é registrado a cada ano.

pronaf caprinos 26-10 - Copia.JPGConforme o BNB, com base em dados do Banco Central, são 1.389 financiamentos pelo Pronaf Agroecologia na Paraíba contratados e liberados em cinco anos. Foram contempladas até agora 326 famílias agricultoras em 58 municípios paraibanos, destacando-se Aguiar, Alagoinha, Araçagi, Araruna, Conceição, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Pilõezinhos e Santana de Mangueira. As principais atividades financiadas estão apicultura, avicultura, bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, além de frutíferas e hortaliças como alface, abacaxi, banana, cana de açúcar, coco, inhame, mandioca, manga e maracujá.

Existem vários programas de crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), cujas finalidades são para financiamentos destinados ao custeio e investimento em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais, visando à geração de renda e a melhoria da mão de obra familiar. “O Pronaf Agroecologia tem por objetivo financiar os agricultores familiares que produzem alimentos agroecológicos e/orgânicos”, justificou o gerente do banco.