Notícias

Pequenos produtores de Cajazeirinhas garantem alimento saudável durante a pandemia

publicado: 19/06/2020 16h55, última modificação: 19/06/2020 16h55
Capa.jpg

Com a assistência do Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), 2.704 famílias saíram da extrema pobreza, ao iniciar atividade agrícola, obtendo renda e melhorando a qualidade de vida.  

Alguns destes agricultores familiares, mesmo trabalhando em pequenas áreas, desempenham papel importante no fornecimento de alimentos saudáveis. Os produtores rurais Maria das Dores Fernandes e Geraldo Formiga Cavalcante, do sítio Riacho Grande, município de Cajazeirinhas, no Sertão, são um exemplo. Há três anos foram contemplados com Cajazeirinhas.3.jpgrecursos de R$ 2.400,00 do Projeto Dom Hélder, iniciaram a criação de galinha e produção de hortaliças orgânicas, e agora com a pandemia, ampliaram a entrega direta aos consumidores.

Eles cultivam hortaliças sem uso de agrotóxicos nem adubos químicos, como coentro, cebolinha, alface, pimenta, quiabo, jerimum, melancia, pimentão, tomate. Recentemente, começaram a criação de caprinos e ovinos. No ano passado, obtiveram acesso ao programa Agroamigo Pronaf-B, com isso ampliando suas atividades agrícolas.

Para irrigar hortaliças, usa água que vem de um açude próximo a horta. É uma família muito dedicada que busca produzir alimentos de forma agroecológica e sempre seguindo as orientações técnicas do extensionista rural local da Empaer. Também participa da Feira da Agricultura de Cajazeirinhas, que acontece há três anos.