Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto reforça combate à desertificação em unidades da agricultura familiar do Semiárido

Notícias

Projeto reforça combate à desertificação em unidades da agricultura familiar do Semiárido

Uma ação conjunta, entre o Governo do Estado e o Instituo Nacional do Semiárido (INSA), pretende implantaer um projeto para combater a desertificação em unidades familiares de agricultores no Semiárido paraibano. O projeto contempla o plantio de diferentes culturas adaptadas a região, através de consórcio, conhecido como Sistemas Agroflorestais Familiares (SAF).

A implantação do projeto é conduzida pela Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, em parceria com o INSA. Na terça-feira (9), na sede do INSA em Campina Grande-PB, teve reunião para iniciar o debate sobre a implantação do projeto.

O pesquisador do INSA Alisson Gomes e o gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton Francisco dos Santos, discutiram os arranjos espaciais das culturas, tipos de plantas as serem cultivadas, municípios pioneiros, produção de mudas, seleção de agricultores, e o papel de cada entidade no projeto.

A ideia é implantar 0,5 hectare com o sistema agroflorestais nos municípios de Alcantil, Riacho de Santo Antônio, Barra de Santana e Santa Cecília para iniciar os trabalhos. Serão cultivados na mesma área, palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, Pitaya, Moringa, Leucena, Gliricídia, e cultivos anuais de milho e feijão.

A implantação do SAF deve iniciar ainda este mês no município de Santa Cecília, em uma área de um agricultor familiar, onde os técnicos implantarão o projeto, realização de dia de campo e o acompanhamento ficará a cargo da Empaer.

A unidade de experimentação servirá para o INSA realizar pesquisa de interesses do semiárido, e também como unidade demonstrativa que a Empaer usará para intercâmbios e divulgação do sistema com agricultores familiares.  

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional