Notícias

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa é prorrogada até 31 de dezembro na Paraíba

publicado: 30/11/2020 17h49, última modificação: 30/11/2020 17h49
CAPA.jpg

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a prorrogação da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba. De acordo com o gestor, o novo calendário divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estende a vacinação até o dia 31 de dezembro deste ano e o prazo para comprovação até o dia 31 de janeiro de 2021.

“É importante fazer a vacinação do rebanho para que a gente mantenha a Paraíba na zona livre de aftosa com vacinação e, posteriormente, sem vacinação, porque essa é uma das maiores metas para a economia do Estado, permitindo a comercialização do nosso gado para qualquer região do mundo se atingirmos os patamares e metas estabelecidas”, pontuou. 

Com um rebanho bovino superior a 1 milhão de cabeças de gado, o desempenho do Estado em vacinação contra a febre aftosa atualmente ultrapassa a meta de 90% do rebanho. Por esse destaque, a Paraíba ostenta o certificado de “Estado livre da febre aftosa com vacinação”, fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A meta é que, até 2021, o Estado consiga o status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para vacinar os animais de 0 a 24 meses com dose de 2 ml, o produtor deve procurar as casas veterinárias cadastradas na Gerência Executiva de Defesa Agropecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e comprar a vacina. Em caso de dúvidas no processo de vacinação, deve procurar os escritórios no interior do Estado.