Notícias

Touro do rebanho da Empaer ganha prêmio de campeão da Expapi pela segunda vez

publicado: 29/05/2019 12h44, última modificação: 29/05/2019 12h44
Touro Emepa 28-05.jpg

O touro Hotel Umbuzeiro, da raça Gir Leiteiro pertencente à Estação Experimental João Pessoa, em Umbuzeiro, foi o grande campeão da 52ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi), no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, realizada, na semana passada, na cidade de Campina Grande, pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, durante a 51ª, também conquistou o primeiro lugar entre todos os animais presentes ao evento.

Filho do reprodutor Vingador Umbuzeiro e da matriz Vinólia Umbuzeiro, cuja produção foi superior a 4.924 kg de leite em sua primeira lactação, o touro Hotel Umbuzeiro nasceu em 2014 e traz uma das melhores genéticas da raça zebuína Gir Leiteiro brasileira, reconhecida em todo país. “O reprodutor é de grande importância para o plantel da Estação Experimental João Pessoa, pois sua genealogia já diz tudo deste reprodutor”, comentou o Chefe da Estação, Gilvan Ramos da Cruz Júnior.

Origem da raça – A raça Gir é originária das regiões Nimari e Malvi, na Índia. Foi introduzida no Brasil em meados de 1920 e 1930. Além de muito dócil, com aptidões para o leite e a carne, caracteriza-se por fácil adaptação ao meio e uma boa capacidade reprodutiva, mesmo em condições adversas de clima.

O pesquisador Paulo Roberto de Miranda Leite, lembrou que três animais zebuínos (o touro Tietê e as vacas Bonina e Uburana) foram os responsáveis pelo núcleo inicial do plantel de Umbuzeiro. Com esses animais, as pesquisas atingiram alto grau zootécnico, completa adaptação ao meio, perfeita caracterização racial, morfologia harmoniosa, aptidão econômica e elevado índice de fecundidade.

Segundo ele, com estas características, o Gir de Umbuzeiro se multiplicou, despertando o interesse dos criadores em melhorar seus rebanhos na característica produção de leite, e hoje é referência em qualidade genética no Brasil.