Notícias
11ª GRE realiza mostra com mais de 50 agricultores familiares responsáveis pela merenda escolar da região
Na terça-feira (21), o pátio da Escola Estadual Professora Iracema Marques, localizada no município de Princesa Isabel, Sertão paraibano, foi palco da primeira mostra da Agricultura Familiar de 2024, promovida pela 11ª Gerência Regional de Educação. Na ocasião, 51 agricultores de toda região apresentaram seus produtos. Além dos agricultores, o momento contou com a presença de técnicos da gerência, nutricionistas e também de representantes da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).
objetivo geral da amostra da chamada pública 2024 foi homologar os produtos dos agricultores habilitados para firmar contratos com as escolas estaduais e, consequentemente, passarem a oferecer os produtos da agricultura familiar durante o ano letivo de 2024. A chamada pública, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), é definida como um procedimento administrativo formal e simplificado. Durante a chamada, os itens fornecidos por cada agricultor foram analisados pela equipe da gerência regional e também da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) para garantir a qualidade dos itens que devem compor a merenda que será ofertada na região.
“Foi um dia de festa, de muita alegria. Foi um momento de união para dar as boas vindas e iniciarmos, literalmente, o nosso ano letivo de 2024 da melhor forma. Sabemos como a merenda é importante para tantos estudantes da nossa região e por isso precisamos desse momento para garantir essa mobilização e união prezando pela qualidade dos produtos”, afirmou a gerente regional da 11ª GRE, Vanilda Barbosa.
O apicultor José Alves esteve participando da mostra e falou sobre a importância desse momento para os agricultores da região. “Estivemos na mostra do Pnae da merenda escolar, mostrando nosso produto que é o mel de abelha produzido pela Associação dos Apicultores de Princesa Isabel (Ascape) e também pela Cooperativa Agrícola de Princesa Isabel (Campil). Nosso mel tem selo de inspeção municipal e é um produto que a gente vai estar colocando na merenda escolar do Governo do Estado da Paraíba, um mel puro, 100% orgânico, de qualidade”, garante. Já Aldacy Silva, representando os agricultores de macaxeira e farinha, aproveitou o momento para agradecer pela organização do evento. “Obrigado a todos que estão aqui, que vieram mostrar os seus produtos, e principalmente ao Governo do Estado por nos proporcionar esse momento tão importante”.
A extensionista social da Empaer de Princesa Isabel, Ana Paula, conta que esse ano existe um diferencial devido a inclusão de novos agricultores e produtos na chamada pública. “Esse ano a gente tem um diferencial na exposição dos produtos da agricultura familiar pois conseguimos incluir mais agricultores e mais produtos para fazer parte da merenda escolar dos nossos jovens não só da cidade de Princesa Isabel como também da Serra do Teixeira. Assim, teremos uma maior quantidade e diversificação dos produtos”, explica.
A valorização dos agricultores e a qualidade dos produtos oferecidos evidenciam o compromisso do Governo do Estado com a alimentação e educação dos estudantes. A iniciativa também fortalece as parcerias entre instituições governamentais e cooperativas agrícolas, promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas. A presença dos mais de 50 agricultores, vindos de Imaculada a Manaíra, demonstra o engajamento e interesse da comunidade rural em contribuir com a educação e nutrição das crianças paraibanas. A expectativa é de que a colaboração entre a SEE-PB e os agricultores familiares se fortaleça ainda mais, ampliando o acesso a alimentos saudáveis e valorizando a produção local.