Notícias

A Empaer dá prosseguimento às ações programadas para 2024

publicado: 23/04/2024 19h59, última modificação: 23/04/2024 19h59
a-caprinos novos 19-04.jpg

A Empaer-PB, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), segue cumprindo o plano de ações para 2024 com perspectivas de bons resultados, baseado nas três linhas de ação representadas por Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária/ Crédito Fundiário.

a-banana 19-04.JPGA finalidade, por meio destas três linhas de ação é promover o desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar, gerar e difundir tecnologias, visando ao incremento da produtividade agropecuária paraibana, a partir do melhoramento genético das lavouras e dos rebanhos, bem como proceder a regularização fundiária e executar o crédito fundiário como forma de contribuir com as ações da reforma agrária.

Neste ano, o trabalho tem como foco, também, a integração de políticas públicas, conhecimentos e tecnologias para aumentar a produtividade da agricultura familiar e garantir segurança alimentar aos paraibanos.

a-AGRICULTORA 19-04.jpgPesquisa Agropecuária – Em 2024 serão executadas ações de pesquisa e desenvolvimento, difusão e transferências tecnológicas, produção vegetal e animal, arranjos produtivos locais e produção técnico- científica.

Estas ações têm por finalidade contribuir para que a Paraíba diminua a sua dependência de importar alimentos básicos, além de promover o fortalecimento da agricultura familiar por meio da geração de postos de trabalho, e com isso, o incremento de renda familiar.

As pesquisas desenvolvidas possibilitaram a geração de importantes tecnologias que resultaram em retorno econômico para o Estado, a exemplo de melhoria genética dos rebanhos da caprinovinocultura da região do Cariri, assim como dos diversos programas de transferências de embriões e do melhoramento genético de espécies frutíferas como mangaba, cajá, abacaxi, umbu, graviola, manga, entre outras. Com a bovinocultura, o destaque é para o melhoramento genético nacionalmente conhecido com as raças Gir, Guzerá e Sindi.

Assistência Técnica e Extensão Rural - De acordo com o planejamento deste ano, a assistência técnica e extensão rural implementada pela Empaer terá, em sua execução, as diretrizes emanadas e demandadas da Sedap, às quais devem incorporar prioridades definidas pela empresa, fixadas em suas linhas de ação que, por meio de ações gerenciais, estratégicas e tecnológicas estabelecidas em programas e projetos governamentais, devem nortear o planejamento na direção do desenvolvimento econômico e social de todos os municípios paraibanos.

a-CRIAÇÃO DE GALINHA 19-04.jpgEntre elas estão: organização para a produção, municipalização e valorização da agricultura, produção de alimentos básicos, acesso ao crédito rural, tecnologia, irrigação, assentamentos rurais, agroecologia, capacitação de técnicos e de produtores rurais, metodologia e comunicação.

A extensão rural deverá destacar todas as ações emanadas da Sedap e dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), a exemplo do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais - Incluir Paraíba e do Programa Paraíba Produtiva. Também dará ênfase à ampliação das áreas de produção de alimentos saudáveis e do Programa Algodão Orgânico ATER Paraíba.

a-algodao 19-04.JPGRegularização Fundiária e Crédito Fundiário – Recentemente, a Empaer concluiu a regularização fundiária em municípios que compõem o Território da Borborema, beneficiando mais de 20 mil famílias agricultoras, com uma área superior a 150 mil hectares de terras georeferenciadas.

A meta para o exercício de 2024 é concentrar o trabalho basicamente no município de Campina Grande, onde deverão ser beneficiadas 4.500 famílias. Esse número é baseado na conta de que cada imóvel abriga, no mínimo, duas famílias.

A área a ser georeferenciada é em torno de 27 mil hectares, e uma estimativa de contemplar 2.250 imóveis rurais com a emissão de títulos de posse para 1.350 famílias agricultoras.