Ações do Governo do Estado melhoram qualidade de vida em assentamento de Cabaceiras

publicado: 10/02/2022 13h51, última modificação: 10/02/2022 13h51
Cabaceiras.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, tem reforçado a assistência técnica junto aos agricultores familiares assentados em diversas regiões da Paraíba. No Assentamento Serra do Monte, em Cabaceiras, na regional de Campina Grande, graças às orientações dos técnicos, os pequenos produtores já expandem as atividades com a perspectiva de aumento da renda.

Através da Gerência da Empaer-PB em Cabaceiras, os extensionistas Geneilson da Silva, José Roberto e Silvana Farias têm levado a assessoria técnica e a extensão rural junto às famílias.

Cabaceiras.1.jpegNos últimos meses, foram intensificadas novas ações para o fortalecimento rural sustentável dessa comunidade, como a realização de reuniões quando foi discutido o acesso ao crédito rural, a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf, inscrições para o Seguro Safra, construção de galpão para 300 galinhas caipiras e visitas para a elaboração de propostas de crédito, como fortalecimento de políticas públicas exclusivas ao campo.

Segundo o gerente regional de Campina Grande, Ailton da Silva, a iniciativa tem se fortalecido com as parcerias firmadas com a Associação dos Assentados e com a Secretaria de Agricultura de Cabaceiras, que também apoia outras ações para o desenvolvimento econômico e social da região. “O apoio à caprinocultura de leite, por exemplo, é uma dessas atividades que tem recebido adesão, também da iniciativa privada”, comentou Ailton.

Nesta semana, o assentado Josinaldo Félix da Silva foi contemplado com seu primeiro projeto produtivo através de uma proposta aprovada do Pronaf, elaborada pela Empaer. A proposta inclui um aviário para expansão da avicultura de Cabaceiras.2.jpegpostura, além da ampliação da área de forragem com a implantação de um hectare de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, e aquisição de mais uma matriz bovina leiteira e outras matrizes ovinas para o corte. “Com assessoria técnica garantida, o agricultor pretende aumentar em 40% os rendimentos das suas atividades nos próximos meses”, explicou o técnico Geneilson Evangelista.

Outras propostas que estão em andamento beneficiam os assentados Severino Barbosa e José Josino Gabriel, que receberam, nesta semana, a visita técnica que tratou da elaboração de propostas de crédito que visam fomentar novas áreas de pastagens e o acesso à água com a perfuração de poços, a construção de barreiros e aquisição de cata-vento, através da linha de crédito do Pronaf Semiárido.