Notícias

Agricultora de Serraria assistida pela Empaer representa a Paraíba em evento do MDA

publicado: 03/12/2024 16h02, última modificação: 03/12/2024 16h02
dom helder, 01 3 12.jpg

 A Paraíba foi representada nesta terça-feira, dia 3, pela agricultora familiar Maria José Araújo dos Santos, Lia, do sitio Matinhas, município de Serraria, no Seminário “Superação da pobreza rural no semiárido brasileiro; a trajetória do Projeto Dom Helder”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento territorial e Socioambiental e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

A agricultora estava acompanhada do presidente da Empaer, Aristeu Chaves e da extensionista rural Juliana Ferreira de Lima. “Quero parabenizar o Projeto para o combate e superação da pobreza no campo, pois é uma preocupação nossa, e estamos reafirmamos nosso compromisso com a agricultura familiar sustentável na Paraíba ", afirmou Aristeu.

Maria José dos Santos trabalha com várias atividades rurais e com artesanato, comercializa a produção na Feira do Produtor e nos eventos da agricultura familiar na região do Brejo. Durante o evento, ela entregou um pote de geleia de manga com maracujá caseira sem nenhum conservante ao Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. 

O Seminário, que continua até nesta quarta-feira, dia 4, tem por objetivo apresentar a trajetória de mais de 20 anos do Projeto Dom Helder. Este projeto tem como finalidade o combate à pobreza e à insegurança alimentar no semiárido nordestino.

dom helder, 02  3 12.jpgNa Paraíba, o Projeto Dom Helder atendeu 2.704 famílias em 53 municípios paraibanos nas regiões do Sertão, Cariri, Curimataú e Agreste, somando uma aplicação de R$ 2.4000.000,00 milhões em ações entre os anos de 2017 a 2019, sob a assistência de técnicos da Empaer.

Dom Helder é executado na Paraíba, pelo Governo do Estado, por meio da Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), que presta assessoramento às famílias desde o final de 2017, em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), entidade criada pelo Governo Federal para mediar e gerenciar as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural.

O gestor do Projeto na Paraíba estava a carga de Cristiano Campello Cavalcante e a Coordenação Técnica dos Projetos composta pelos extensionistas Carlos José de Araújo Filho, Eduardo Silveira Lucas Farias e Francisco de Assis Vilar.