Notícias
Agricultora de Serraria representa a Paraíba em evento nacional do Projeto Dom Helder
A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), representada pelo presidente Aristeu Chaves, estará presente entre terça-feira (3) e quarta-feira (4), em Brasília, no Seminário “Superação da pobreza rural no semiárido brasileiro; a trajetória do Projeto Dom Helder”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento territorial e Socioambiental e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Representando a Paraíba, na companhia do presidente da Empaer Aristeu Chaves, também estarão a agricultora familiar Maria José Araújo dos Santos, residente no Sítio Matinhas, no município de Serraria, Brejo paraibano, e a extensionista rural Juliana Ferreira de Lima, da Gerência Regional de Solânea.
Visando apresentar a trajetória de mais de 20 anos do Projeto Dom Helder como estratégia no combate à pobreza e à insegurança alimentar no semiárido nordestino, o seminário objetiva promover um diálogo sobre temas estruturantes de superação da pobreza no meio rural na perspectiva de convivência na região.
Sistema participativo
Entre os anos de 2017 a 2019, o Projeto Dom Hélder Câmara atendeu 2.704 famílias em 53 municípios paraibanos nas regiões do Sertão, Cariri, Curimataú e Agreste, somando uma aplicação de R$ 2.4000.000,00 milhões em ações desenvolvidas sob a assistência de técnicos da Empaer.
O Projeto, na Paraíba, é executado pelo Governo do Estado, por meio da Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), que assessora as famílias desde o final de 2017, numa parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), entidade criada pelo Governo Federal para mediar e gerenciar as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Na época de sua execução, a equipe de acompanhamento às famílias, tinha como gestor do Projeto Cristiano Campello Cavalcante e a Coordenação Técnica dos Projetos era formada pelos extensionistas Carlos José de Araújo Filho, Eduardo Silveira Lucas Farias e Francisco de Assis Vilar.
Agricultora modelo
A agricultura familiar Maria José Araújo dos Santos, residente no Sitio Matinhas, em Serraria, Brejo paraibano, que teve a vida de sua família transformada para melhor depois de beneficiada com os recursos do Projeto Dom Helder, entre os anos de 2017 e 2019, com acompanhamento da assistência técnica continuada por meio da Empaer.
Mesmo quando não tinha acessado os recursos de R$ 2.400,00 do Projeto Dom Helder, a agricultora Maria José recebia visita sistemática dos extensionistas rurais da gerência operacional de Serraria. Foi quando iniciou um criatório de galinhas caipira, logo diversificando o projeto de forma orientada com outras atividades rurais e passou a comercializar na Feira da Agricultura Familiar de Serraria.
Após o acesso ao Dom Helder, muitas portas se abriram para ela, foi quando começou a participar da feira do produtor, de eventos, oficinas de reciclagem e troca de experiências. Hoje, representa Serraria em vários espaços de maneira dinâmica e diversificada, valorizando o saber local e a agricultura familiar, tendo ciência de sua importância enquanto mulher e agricultora.
Além das atividades rurais, Maria José também tem habilidades de artesã, cuja produção é comercializada nos eventos da agricultura familiar que acontecem na região.