Agricultores da Agrovila em Itatuba fazem plantio de sementes crioulas

publicado: 24/04/2024 21h47, última modificação: 24/04/2024 21h47
Uma.jpg

Extensionistas da gerência operacional da Empaer em Itatuba, com acompanhamento da Gerência Regional em Itabaiana, prestou assessoria às famílias do Reassentamento do Movimento Atingidos por Barragens Agrovila de Água, durante mutirão de plantio de sementes crioulas ocorrido na última terça-feira, dia 23.

Trata-se de uma importante iniciativa que visa a preservação das sementes crioulas que as famílias do assentamento utilizarão em novos plantios. Em 1 hectare serão cultivados milho, feijão e fava.

Uma1.jpgParticipam desta iniciativa, como parceiros, a Universidade Federal de Campina Grande, a Empaer e outros órgãos, além dos integrantes do Movimento Atingidos por Barragens.

O Projeto Agrovila Águas de Acauã, que foi implantado pelo Governo do Estado, contempla famílias com 100 unidades habitacionais, abastecimento d'água completo, área para escola, campo de futebol, Unidade Básica de Saúde, praça e centros religiosos, entre outros benefícios.

As famílias atendidas foram desalojadas pela barragem Acauã, que atingiu seis comunidades rurais: Pedro Velho, Riachão, Cajá, Costa e Melancia, todas no município de Itatuba.