Agricultores de Alcantil conhecem família agricultora modelo em Santa Cecília

publicado: 02/04/2019 11h39, última modificação: 02/04/2019 11h39
Santa Cecilia vista agriculto3.jpg

Agricultores familiares do município de Alcantil, localizado no cariri paraibano, conheceram as atividades agropecuárias do agricultor José Correia Barbosa, do Sítio Maniçoba em Santa Cecília, que é considerado um modelo em face da correta aplicação das tecnologias.

Orientados pelos extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, os agricultores de Alcantil voltaram para suas comunidades rurais conscientes de que usando corretamente as tecnologias, é possível se obter bons resultados, a exemplo do que ocorre com José Correia.

Santa Cecilia visita agricultor.jpgNo Sítio Maniçoba os agricultores tomaram conhecimento de como na pratica funciona um biodigestor e o fogão ecológico. “São tecnologias ecologicamente corretas que ajudam a conservar o meio ambiente e barateiam os custos de produção”, comentou o Agrônomo Ailton Santos, que acompanha a família.

Os agricultores de Alcantil também conheceram outras ações existentes na propriedade, como barragem subterrânea com suas inúmeras vantagens. Assistiram a uma demonstração do uso e conservação de forragem, a exemplo da fenação e a ensilagem, técnicas feitas com plantas nativas da região, como maniçoba.

A avicultura prática pela família de José Correia foi outra atividade que chamou a atenção dos visitantes. A criação de calinha caipira está proporcionando uma renda a mais.

Santa Cecilia vista agriculto2.jpgNa propriedade de 20 hectares de terra herdada de seus pais, lugar onde sempre viveu, José Correia trabalha com uma variedade de culturas, cria gado leiteiro, galinha alternativa, porcos, além de cultivar um quintal produtivo onde retira fruteira e hortaliças para o consumo da casa.

Sua principal atividade é a pecuária leiteira, transformando 100% do leite em queijo de coalho, numa atividade artesanal que envolve toda a família. A produção é comercializada no Programa de Alimentação Escolar (PNAE), na feira das cooperativas que acontece toda quinta-feira no pateio do escritório regional da Empaer em Campina Grande e todos os sábados na feira livre da cidade de Surubim, em Pernambuco.

Além da bovinocultura, a família desenvolve a avicultura, criando galinha caipira, que também comercializa no PNAE municipal. Outra atividade executada é a suinocultura. A carne produzida é comercializada na sede do município e outras cidades da vizinhança. “A nossa principal atividade é a pecuária”, disse José Correia.

Em período de inverno, ele cultiva milho, sorgo forrageiro e mandacaru sem espinhos, que são usados na alimentação animal. A família faz uso da conservação de forragem, utilizando a prática de ensilagem e a fenação. Nessas práticas são usadas plantas nativas, a exemplo da maniçoba, que até anos atrás era tido como praga entre os criadores, mas depois de um trabalho de conscientização, feito pelo escritório da Empaer em Santa Cecília, essa cultura começou a ser vista como uma importante fonte de alimentação para os animais.

Santa Cecilia visita agricultor4.jpgA família

José Correia é casado com dona Iza Barbosa, pai de nove filhos, sendo seis mulheres, destes oito moram e trabalham  no Sítio Maniçoba, ajudando nas atividades desenvolvidas da família.

As suas filhas, jovens e adolescentes, trabalham nas atividades rurais e instalaram uma loja de produtos de costura e salão de beleza na sede do município, que ajuda na renda familiar.

Alguns dos filhos frequentam universidades públicas na cidade de Campina Grande. Já participaram de cursos de oferecidos pela Empaer, como o Curso de Boas Práticas Agrícolas, e outros oferecidos pelo Senar, a exemplo dos cursos de negócio certo rural, fabricação de queijos, doces e derivados do leite. Também frequentaram curso do Pronatec sobre bovinocultura leiteira.