Agricultores de Esperança criam cooperativa e participam de chamada pública para venda ao PNAE

publicado: 11/03/2024 09h50, última modificação: 11/03/2024 11h34
NIVALDO.jpeg

As 26 famílias agricultoras integrantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Esperança (Coafe), que iniciam as atividades assistidas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), comemoram a possibilidade de comercialização de produtos para a Prefeitura Municipal de Esperança, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no valor de R$ 363 mil.

As propostas de viabilidade econômica que permitem à Cooperativa participar da chamada pública do PNAE de Esperança foram elaboradas pela equipe de extensionistas Gilvan Salviano, João Paulo Macêdo, Justino Vieira e Romero Bento, da Gerência Operacional de Esperança, que integra a Gerência Regional de Areia.

Coafe - A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Esperança foi criada a partir da demanda de um grupo informal das 26 famílias agriculturas. O grupo produz frutas e hortaliças, principalmente laranja e banana. Toda a comercialização é para mercados institucionais e centros de comercialização, como Ceasa e feiras da agricultura familiar da região.

Após solicitação, a Empaer elaborou para a Cooperativa o CAF Jurídico (Cadastro da Agricultura Familiar) e um projeto de venda para o PNAE do município de Esperança, o que possibilitou a comercialização para a prefeitura local.

Na inauguração da Cooperativa, estiveram presentes o coordenador estadual do Procase, Nivaldo Magalhães, extensionistas que acompanham os trabalhos dos produtores rurais, agricultores e convidados. A instalação da Coafe teve o apoio da Empaer e parceiros como Procase, Prefeitura Municipal de Esperança e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança.