Agricultores do Sertão trocam experiência com participantes da Feira do Produtor da Empaer

publicado: 26/11/2021 12h29, última modificação: 26/11/2021 12h29
shp.jpg

shp.jpgUm grupo de 23 agricultores familiares do município de São José de Piranhas, no Sertão, visitou nesta sexta-feira (26), a Feira do Produtor da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, que funciona no pátio da empresa, em Cabedelo. Eles trocaram experiências com os feirantes e assim esperam adquirir conhecimento para a implantação da feira na cidade.

O secretário de Administração da Prefeitura de São José de Piranhas, Tiago Vieira Sobral, que acompanhou os agricultores, ressaltou a importância da visita à Feira que, instalada há 18 anos, está consolidada e serve de modelo para as demais que vem sendo implantadas pelo interior do Estado. Atualmente, são 87 em funcionamento e o Governo do Estado programa a implantação de mais seis unidades nos próximos meses.

Depois de percorrer mais de 520 km, o grupo foi recebido pelo coordenador estadual das feiras, Severino Henrique de Lima e o técnico Adalberto Alves. Na semana passada, esses agricultores selecionados para integrar a feira de São José de Piranhas participaram de treinamento para comercializar seus produtos, com a participação da assistente social Jacileide Andrade. A inauguração da feira está prevista para os próximos diassjp.jpg.

“Trouxemos os agricultores para um trabalho de interação, afim de conhecer os produtos que estão saindo daqui desta feira, que é pioneira e serve de modelo para outros municípios. O diálogo e a troca  de experiências entre os feirantes serviram de parâmetros para a instalação da primeira feira de agricultura familiar em nosso município”,  afirmou Tiago Sobral, destacando a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Empaer.

A Feira do Produtor da Empaer, visitada pelo agricultores sertanejos, é organizada pela Empaer em parceria com a Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa (Agroa), que cuida da administração.

Na Paraíba existem 87 Feiras de Produtores Rurais em atividade, através da parceria com as prefeituras municipais, organizadas e acompanhadas por extensionistas rurais, com mais de 210 barracas e 1.100 feirantes que comercializam diferentes produtos procedentes de suas comunidades rurais.

Neste período de pandemia da Covid-19, lembrou Severino Henrique, os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias são seguidos à risca em todas as feiras.