Agricultores familiares acessam políticas públicas em Jornada Paraíba Produtiva de Aparecida

publicado: 28/11/2023 13h11, última modificação: 28/11/2023 13h11
Aparecida1.jpeg

Com a participação de agricultores familiares que tiveram acesso às políticas públicas para melhorar a renda e a qualidade de vida, de gestores públicos de assistência técnica e de agentes financeiros, foi realizada a Jornada Paraíba Produtiva na cidade de Aparecida, na região do Sousa.

A Jornada contou com a participação da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, do Banco do Nordeste, do Agroamigo, de prefeitos dos municípios de Aparecida, de Vieirópolis, de Santa Cruz e diversos secretários municipais das áreas de Saúde, Educação, Ação Social, Agricultura, entre outras, além de professores e alunos do Campus de Sousa do IFPB e do Curso em Agropecuária da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Gadelha.

Aparecida2.jpegTambém estiveram presentes, representantes de Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRs), do Comitê de Bacia do Vale do Piranhas e outras autoridades do setor agrícola.

As pessoas presentes no evento puderam assistir às apresentações culturais com a Banda Salvino Alves e participaram de palestras sobre controle de carrapato bovino. Com orientações de extensionistas da Empaer, integraram rodadas de conversas acerca de crédito rural, do plano safra e programas institucionais, como PNAE e PAA. Na oportunidade, também foram entregues Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) a produtores rurais.

O BNB liberou dois projetos do Pronaf no valor de R$ 84 mil, elaborado pela Empaer e ainda teve a assinatura de projetos de crédito rural do Agroamigo de R$ 154 mil.