Notícias
Agricultores familiares de Borborema ganham feira para comercializar produtos orgânicos
publicado:
05/04/2019 20h12,
última modificação:
05/04/2019 20h12
Numa ação conjunta entre o Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e a prefeitura municipal de Borborema foi instalada na quinta-feira, dia 4, a Feira do Produtor com a participação de vinte agricultores familiares que se realizará semanalmente com produtos vindos diretamente do campo.
Na inauguração da feira, o coordenador estadual das feiras organizadas pela Empaer, Severino Henrique de Lima que representou o presidente Nivaldo Magalhães, lembrou que novas feiras estão sendo programadas para serem inauguradas, seguindo uma programação que consta de assessoramento técnico continuado dos agricultores, com orientação para evitar o uso de produtos químicos e participam de oficinas sobre comercialização, boas práticas,agregação de valor, higiene corporal e dos alimentos.A prefeita Girlene Cândido destacou a parceria que está sendo realizada com o governo por meio da Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, que está possibilitando criar oportunidades para que agricultores possam dispor de um local a mais para a comercialização de seus produtos agrícolas. “Sempre tivemos vontade de instalar uma feira como esta, semelhante as que existem em outras cidades da região, com bastante sucesso”, comentou.
Durante a inauguração da feira, a prefeita fez o lançamento do projeto Borborema Mais Orgânico, que consiste em conscientizar os agricultores em produzir sem a presença de agroquímicos. “Na ação de parceria que realizamos em Borborema, o homem do campo está sendo valorizado”, afirmou.O agricultor Romero Rodrigues, do Sítio São Tomaz, que trabalho com produtos sem agrotóxicos estava com sua barraca na feira. Ele também comercialização nas feiras livres da cidade e também em Solânea.
“A instalação desta feira é uma coisa muito boa, pois cria mais oportunidade para vendermos nossos produtos. As vendas do primeiro dia foram boas e a tendência é crescer”, acredita.
“A instalação desta feira é uma coisa muito boa, pois cria mais oportunidade para vendermos nossos produtos. As vendas do primeiro dia foram boas e a tendência é crescer”, acredita. Estiveram presentes, também, o gerente regional da Empaer na região de Solânea, Rui Morais, o gerente operacional de Borborema Carlos Dantas, a assistente social Maria do Livramento Miranda, da equipe social, representantes do Campus da UFPB em Bananeiras, diversos agricultores, vereadores e auxiliares da administração municipal.