Agricultores familiares de Borborema ganham feira para comercializar produtos orgânicos

publicado: 05/04/2019 20h12, última modificação: 05/04/2019 20h12
CINCO.JPG

Numa ação conjunta entre o Governo do Estado por meio da  Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e a prefeitura municipal de Borborema foi instalada na quinta-feira, dia 4, a Feira do Produtor com a participação de vinte agricultores familiares que se realizará semanalmente com produtos vindos diretamente do campo.
QUATRO.JPGNa inauguração da feira, o coordenador estadual das feiras organizadas pela Empaer, Severino Henrique de Lima que representou o presidente Nivaldo Magalhães, lembrou que novas feiras estão sendo programadas para serem inauguradas, seguindo uma programação que consta de assessoramento técnico continuado dos agricultores, com orientação para evitar o uso de produtos químicos e participam de oficinas sobre comercialização, boas práticas,agregação de valor, higiene corporal e dos alimentos.

A prefeita Girlene Cândido destacou a parceria que está sendo realizada com o governo por meio da Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, que está possibilitando criar oportunidades para que agricultores possam dispor de um local a mais para a comercialização de seus produtos agrícolas. “Sempre tivemos vontade de instalar uma feira como esta, semelhante as que existem em outras cidades da região, com bastante sucesso”, comentou.

UMA.JPGDurante a inauguração da feira, a prefeita fez o lançamento do projeto Borborema Mais Orgânico, que consiste em conscientizar os agricultores em produzir sem a presença de agroquímicos. “Na ação de parceria que realizamos em Borborema, o homem do campo está sendo valorizado”, afirmou.

O agricultor Romero Rodrigues, do Sítio São Tomaz, que trabalho com produtos sem agrotóxicos estava com sua barraca na feira. Ele também comercialização nas feiras livres da cidade e também em Solânea. TRES.JPG“A instalação desta feira é uma coisa muito boa, pois cria mais oportunidade para vendermos  nossos produtos. As vendas do primeiro dia foram boas e a tendência é crescer”, acredita.

Estiveram presentes, também, o gerente regional da Empaer na região de Solânea, Rui Morais, o gerente operacional de Borborema Carlos Dantas, a assistente social Maria do Livramento Miranda, da equipe social, representantes do Campus da UFPB em Bananeiras, diversos agricultores, vereadores e auxiliares da administração municipal.