Agricultores familiares de Sousa se reúnem para troca de experiência

publicado: 25/07/2024 10h27, última modificação: 25/07/2024 10h27
Capa.jpg

A troca de experiência entre agricultores familiares na região de Sousa, com o acompanhamento da extensão rural da Empaer, está possibilitando avanços na produção de hortaliças e de fruticultura da melhor qualidade, visando atender as demandas dos programas de compras governamentais e comercialização em supermercados e nas feiras da agricultura familiar.

Sousa reunia01 24-07.jpgNa terça-feira, dia 23, um grupo de agricultoras das várzeas de Sousa e alguns agricultores integrantes da Associação do Assentamento Acauã dos municípios de Sousa e Aparecida, se encontraram na comunidade São Vicente, em Vieiropolis, sendo recebidos pelos produtores Gustavo Vinicius Paulo de Oliveira e Egnaldo de Oliveira, para o intercâmbio e troca de experiência, quando também participaram de palestras sobre adubação orgânica, uso de defensivos naturais e comercialização.

Sousa reunia7  24-07.jpg“Na ocasião contemplamos uma produção grande e diversificada de hortaliças e de nos encantar com uma recepção bastante calorosa do produtor rural que fornece para o PNAE e o PAA”, afirmou a extensionista Ana Cristina da Silva Soares.

Sousa reuniao 24-07.jpgO agricultor possui duas áreas de plantios, sendoque uma fica no lado pertencente ao município de Sousa e outra em Vieirópolis. A extensionista Ana Cristina destacou a recepção dos produtores rurais a Empaer, numa demonstração de agradecimento pelo que os extensionistas proporcionam em termos de conhecimentos. “Este momento foi impar para todos os que participaram”, acrescentou.

Os extensionistas presentes nessa ação foram Ana Cristina (articuladora e mobilizadora do evento), o chefe da gerência operacional de local de Sousa, Daniel Soares Abrantes,Gervásio Francisco, Gilvan Pordeus e a estagiária Ivone Maria Silveira, do curso de Agroecologia. “Todos foram responsáveis pela construção desse importante evento”, ressaltou o gerente regional da Empaer em Sousa, Assis Bernardino.

Sousa reuniao5 24-07.jpgA comunidade São Vicente, em Vieiropolis, dos produtores Gustavo Vinicius Paulo de Oliveira e Egnaldo de Oliveira, que recebeu o grupo de mulheres que trabalham com hortaliças e outras culturas em Aparecida e Sousa, sempre teve o acompanhamento técnica da Empaer que, inclusive, inseriu a família nos programas de compras governamentais e nos supermercados da região.