Agricultores participam de oficinas sobre aproveitamento do umbu

publicado: 23/05/2022 11h37, última modificação: 23/05/2022 11h44
CAPA-UMBU.jpeg

A produção de umbu, na região do Cariri, é uma alternativa de renda para famílias agricultoras. Para incentivar o cultivo e agregar valor ao produto, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), promove uma série de capacitações e troca de experiência para melhor aproveitamento do fruto.

Na região administrativa da Empaer em Campina Grande, neste mês, foram realizadas sete oficinas com 77 participantes, ministradas pelas extensionistas Maria Salete Brasileiro e Maria Nazareth Gomes, com apoio do extensionista rural Joao Tibúrcio de Lima e acompanhamento do gerente regional Ailton dos Santos.

Na troca de experiências durante as oficinas, os participantes aprendem a manipular doces, geleia, mousse, compota, suco, umbuzada, cocada, doce em pasta de acerola e licor.

CAPA-UMBU1.jpegForam beneficiados produtores rurais das comunidades Gaspar, Tambor, Serra de Joaquim Vieira, no Distrito de São José da Mata, em Campina Grande, como também dos municípios de Santa Cecília, Umbuzeiro e Queimadas.

Na semana passada o curso sobre derivados do umbu aconteceu no assentamento José Antônio Eufrouzino, Distrito de Catolé de Boa Vista. Na ocasião, com a participação do estagiário Franklin Gomes, da Escola Agrícola de Bananeiras, foi prestado atendimento e esclarecidas dúvidas dos agricultores.

Sob a coordenação da assessora regional Lourdinha Farias, a equipe de extensionistas sociais da região de Campina Grande definiu uma programação para a realização de novos cursos nos próximos meses, visando atender às famílias rurais de acordo com as demandas nas comunidades, no trabalho de parceria com Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentável e outros parceiros.