Agricultores trocam experiência sobre armazenamento de água em Massaranduba

publicado: 11/03/2020 13h10, última modificação: 11/03/2020 13h10
0003 massaranduba.jpg

Na semana passada, um grupo de agricultores da região de Campina Grande, assistidos pela Empaer, visitou o produtor rural Rosângelo Marques, do sítio Passagem município de Massaaranduba, agreste paraibano, para conhecer algumas técnicas de armazenamento de água, diferentes cultivos agrícolas e tecnologias adaptadas para a realidade local que tem contribuindo assim para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas.

0001 massaranduba.jpgNa ocasião, conheceram as instalações de tecnologias adaptadas que auxiliam agricultores familiares em suas atividades no campo, realizada na própria comunidade, chamando atenção no município. Uma dessas tecnologias é um pequeno trator com rodas de ferro para trafegar em terrenos alagadiços, de modo a não interromper as atividades agrícolas na propriedade.

Os agricultores que vieram de diversas comunidades vizinhas para conhecer o trabalho de Rosângelo, naquele dia, demonstraram satisfação pela troca de experiências e por conhecerem novas tecnologias que ajudam na condução de suas atividades agrícolas. Também agradeceram o apoio e o incentivo que vem recebendo por parte do Governo do Estado por meio da Empaer no município, com a efetiva atuação do técnico 0004 massaranduba.jpgRodolffo Travasso, gerente local, que conta também com a participação da extensionista social Graça Maia, numa ação que tem o acompanhamento do gerente regional Ailton Santos.

Na comunidade, os agricultores também conheceram as práticas de cultivo de ração para alimentação dos animais. O criador tem plantação de capim elefante que utiliza na alimenta animal, em período de estiagem.

Ele também trabalha, visando a preservação das nascentes existentes em sua propriedade, possibilitando o armazenamento de água no subsolo, e durante as estiagens, para trabalhar com o sistema de irrigação.