Notícias

Agrônomo da Empaer lança Manual sobre técnica de derivados do leite

publicado: 28/10/2024 18h52, última modificação: 28/10/2024 18h52
Capa - Copia.jfif

A produção de leite na Paraíba vem obtendo resultados satisfatórios e levado os centros de pesquisa a buscar alternativas para seu melhor aproveitamento, com isso agregando valor, aumentando a renda das famílias. Para contribuir com esse novo panorama da pecuária leiteira incentivado pelo Governo do Estado, o engenheiro agrônomo Genival Soares da Silva, integrante da equipe de extensionistas e pesquisadores da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), escreveu o livro de receita “Manual Técnico de Derivados do Leite”, indispensável à indústria queijeira.

370b279a-e372-4a03-ab21-836770ed6239.jfifLançado durante o Salão do Queijo da Paraíba, que aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, encerrado no sábado, dia 26, o livro com 240 páginas, com dezenas de receitas, foi distribuído, principalmente, com as queijeiras que trabalham com diferentes produtos derivados do leite.

O livro foi editado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), aborda em seu conteúdo práticas de fabricação de queijo de coalho e de manteiga, produzidos com leite de vaca e de cabra, e iogurte, bebida láctea, doce de leite, licor de leite e manteiga da terra.

de00745a-c605-417f-acae-49f314202775.jfifCom 15 temas abordados e explicados em linguagem acessível e de fácil compreensão, o “Manual Técnico de Derivados do Leite” também comenta as boas práticas agropecuárias na caprinocultura leiteira da Paraíba. Ainda mostrar exemplo de produção e lucratividade de uma criação com 20 cabras leiteiras.

Para escrever o livro, Genival Soares aproveitou-se da experiência de quase cinco décadas como extensionista na Paraíba, buscou informações na literatura sobre o assunto e nas pesquisas de vários órgãos, como universidades e Embrapa visando facilitar o entendimento das técnicas necessárias ao trabalho cotidiano.

Sobre o livro de Genival Soares, o gerente estadual de Produção Agropecuária da Sedap, José Otávio Targino, que escreveu o prefácio, disse acreditar que o Manual, “em pouco tempo, esse setor lácteo da Paraíba, vai despontar em pouco horizonte, tanto na produção láctea; como na própria renda dos pecuaristas paraibanos”.

Na apresentação, o secretário da Sedap, Joaquim Hugo Vieira Carneiro destacou que o livro “pretende ser uma ferramenta importante para as ações dos queijeiros, nas agroindústrias de queijos ou queijarias da Paraíba, cujo conteúdo está embasado na inovação tecnológica”.

eb5661bb-550d-4682-beed-492b7a1536a5.jfifIntegrando o quadro de servidores da Empaer, o autor Genival Soares da Silva é natural do município de São Bento, no Sertão, é engenheiro agrônomo e Mestre em Engenharia de Produção de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba, com especialização em lacticínio. Entre outros, estão cursos de especialização na Colômbia, na França e na Suiça, além de estagio nos laticínios na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Também foi professor de Extensão Rural e da Doutrina Cooperativista, na Faculdade de Agronomia da UFPB, campus de Areia Paraíba.

Também apresentou, recentemente, na FAO, em Roma, Itália, o trabalho “As Queijeiras da Paraíba: como fator de erradicação da pobreza”.
Além da formação acadêmica, ele tem Pós-graduação em Teologia Bíblica pela PUC do Paraná e em Mariologia pela Escola Mater Eccliae, do Rio de Janeiro.