Notícias

Alunas de Agroecologia e Agropecuária concluem estágios na Empaer com aprovação máxima

publicado: 30/04/2021 17h31, última modificação: 30/04/2021 17h31
CAPA.jpg

Os trabalhos de pesquisas nas áreas de agroecologia e melhoramento genético em bovinos, caprinos e ovinos desenvolvidas pela Empresa Estadual de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, estão ajudando a estudantes da rede estadual de ensino a melhorar seus conhecimentos. Nesta semana mais um grupo de alunos do curso técnico em Agropecuária concluiu estágio de seis meses, na Estação Experimental João Pessoa, em Umbuzeiro, no Cariri.

As estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Jailma da Silva Andrade, Claryce Margaret da Silva e Iris Henrique da Silva, da Escola Cidadão Integral Técnica Presidente João Pessoa, no município de Umbuzeiro, foram selecionadas pelo Programa Primeira Chance do Governo do Estado para participar de estágio na estação da Empaer, obtendo, ao final, resultados satisfatórios. O estágio iniciou em outubro, permitindo que as alunas pudessem conhecer os trabalhos de pesquisa de melhoramento genético na estação experimental.

umbizeiro3 23-04.jpgA coordenadora do curso técnico na Escola é a professora Joice Aguiar, que considerou proveitoso e enriquecedor para os estudantes a participação no estágio na Empaer, o que credencia para entrar no mercado de trabalho com mais conhecimento nas suas áreas de atuação. Opinião compartilhada pelo gerente regional da estação Gilvam Ramos da Cruz Junior, para quem a empresa de pesquisa contribui de forma significativa na troca de experiências também nesse campo de atuação.

Para Gilvan, através da parceria com o Programa Primeira Chance, estagiários podem acessar o banco de tecnologias em melhoramento genético bovinos e outras ações fundamentais para o desenvolvimento econômico da região.

O Programa Primeira Chance foi criado pelo Governo do Estado em 2019, visando incentivar a concessão de estágio, aprendizagem, iniciação à prática experiência profissional, abrindo espaço para inserção no mercado de trabalho.
Na semana passada na Estação Experimental da Empaer Alagoinha, as alunas Gabrielle de Abreu da Conceição e Sabrina Adlia Moreira Feliciano, da Escola Cidadã Integral Técnica Agenor Clemente dos Santos também concluíram seus estágios de conclusão de curso de Agroecologia.