Notícias

Alunos da Uniesp conhecem programa de pesquisa bovina da Empaer

publicado: 03/02/2023 12h55, última modificação: 03/02/2023 21h09
Estagiarios.jpeg

Alunos do curso de Medicina Veterinária, da Uniesp - Centro Universitário, visitaram, nessa quinta-feira (2), as instalações da Estação Experimental de Alagoinha, pertencente à Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), no município de Alagoinha, onde participaram de um minicurso sobre a aplicação de vacinas, medicamentos injetáveis e coleta hematologia em bovinos.  

Estagios2.jpegEste minicurso foi solicitado pela professora Paula Fernanda, que também integra os quadros de pesquisadores da Empaer. Segundo o gerente da Estação, Rubens Fernandes da Costa, a Estação Experimental de Alagoinha está pronta para contribuir com o ensino, pesquisa e extensão junto ao alunado. Periodicamente, alunos visitam as suas instalações e conhecem o plantel e as pesquisas ali realizadas.

Recebidos pelo gerente, no primeiro momento os estudantes conheceram a história da unidade de pesquisa que atua no melhoramento genético há várias décadas, conheceram os trabalhos de pesquisa de melhoramento genético bovino das raças Sindi e Guzerá, que apresentam resultados satisfatórios e ajudam a melhorar os rebanhos e, consequentemente, o crescimento da pecuária leiteira e de corte.

Estagios3.jpegRubens comentou que a Empaer vem realizando parcerias com Universidades de Agronomia, de Zootecnia e Escolas de Ensino Técnico Agrícola e de Agroecologia, o que tem permitido aos estudantes conheceram as pesquisas que estão sendo ali desenvolvidas, e com isso aumentam seus conhecimentos na área. 

A Estação Experimental de Alagoinha é um centro de excelência na área de estudos das raças zebuínas leiteiras Guzerá e Sindi, esta última, originária do Paquistão, que chegou ao Brasil na década de 1930 e na Paraíba no ano de 1980.