Anater e Empaer treinam técnicos para atuar em projeto

publicado: 13/03/2020 09h04, última modificação: 13/03/2020 09h04
Cristiano.jpg

As ações de atendimentos aos 2.704 agricultores familiares paraibanos em 53 municípios contemplados com o Projeto Dom Helder Câmara, passam a ser executadas com maior agilidade a partir de agora, a partir da implantação do Sistema SGA Mobile, fruto de convênio assinado entre a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer/vinculada à Sedap), com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Anater.jpgNa quarta-feira, dia 11, no auditório da sede da Empaer na estrada de Cabedelo, aconteceu a capacitação de 21 técnicos lotados em cinco regionais da Empresa, com a participação do Gerente de Gestão e Formação da Anater, Antônio César di Giorgio Peres. A capacitação destina-se aos coordenadores de equipes e técnicos os quais multiplicarão seus conhecimentos para os agentes de ATER que atuam no campo.

Na Paraíba, as 2.704 famílias atendidas no projeto Dom Helder residentes em municípios localizados em diversas regiões do Estado, terão seus acompanhamentos e assistência realizados com maior agilidade. Tudo isso mobile3.jpgestá sendo possível graças à parceria com a Anater, permitindo promover o desenvolvimento sustentável das unidades familiares de produção.

Com esse sistema, entre outras atividades, os técnicos terão condições de agilizar as tomadas de decisões aprovadas nos conselhos das comunidades, visando o desenvolvimento da agricultura familiar em cada município contemplado. Isso, inclusive melhorando o acesso às políticas públicas de comercialização da produção para programas como Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar e feiras livres, e feiras dos produtores instaladas pela Empaer.