Animais Guzerá e Sindi da Empaer ganham prêmios na Festa Agropecuária em Limoeiro

publicado: 02/09/2022 12h55, última modificação: 02/09/2022 12h55
gado premio1 01-09.jpg

Animais das raças zebuínas Guzerá e Sindi, objetos de pesquisas de melhoramento genético na Estação Experimental de Alagoinha, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca (Sedap), mais uma vez, foram premiados em eventos agropecuários. Desta vez foi na 42ª Exposição Regional de Animais e na 12ª Festa do Agronegócio de Limoeiro (PE), ocorridas na semana passada.

Os animais são acompanhados pelos pesquisadores Ricardo de Miranda Leite e Rômulo Pontes Freitas de Albuquerque, recebem manejo e orientações zootécnicas capazes de concorrer em diversas categorias de disputa por ocasião dos julgamentos em exposições.

“Assim, fica evidenciado a importância que os animais Zebu leite exerce na pecuária brasileira e especialmente no Nordeste, pela sua excelência e relevantes qualidades genéticas, atribuídas as raças Guzerá, Gir e Sindi do nosso Estado”, comentou o gerente da Estação, Rubens Fernandes da Costa. Ele agradeceu o empenho do presidente Nivaldo Magalhães, do diretor técnico Manoel Antônio de Almeida e do diretor administrativo Jean Queiroga, em disponibilizar a logística estrutura de deslocamento dos animais até a cidade de Limoeiro para participar dos eventos.

Além dos animais das raças Guzerá e Sindi, em Alagoinha também são desenvolvidas pesquisas utilizando animais da raça Gir leiteiro, igualmente, com excelentes resultados.