Notícias

Artesãs de comunidade rural em Capim organizam sua Feira de Artesanato

publicado: 07/05/2025 07h37, última modificação: 07/05/2025 07h37
WhatsApp Image 2025-05-06 at 11.46.15.jpeg

Um grupo de artesãos da Comunidade Olho D’água, no município de Capim, Litoral Norte da Paraíba, realizou no domingo, dia 4, a Primeira Feira do Artesanato, com 20 participantes. O evento permitiu mostrar a sua potencialidade e melhorar a renda das famílias, todas de procedentes da agricultura familiar.

A Feira do Artesanato contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que acompanha as atividades das artesãs. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Capim, e contou com parceria da Secretaria da Agricultura do Município, da Secretaria de Cultura Municipal, da Câmara de Vereadores, comerciantes da cidade e outras entidades.

A visitação do público possibilitou uma boa comercialização dos produtos. Houve sorteio de brindes, concurso de dança e outras atividades culturais.

Representantes do Grupo de Artesãs do município de Capim consideraram proveitoso intercâmbio com a Empaer e as outras entidades. A Empaer foi representada na Feira de Artesanato pelas extensionistas sociais Betânia Lima e Ednete Freire.

As artesãs trabalham com diversos tipos de artesanatos, com destaque para pintura em tecido, crochê, laços de fita, flores com tecido de meia, quadro de madeira e outros produtos.

A comercialização da produção acontece na própria comunidade, na cidade de Capim e, em momentos oportunos, em outros eventos. Além disso, também trabalha  com  encomendas.