ASBRAER fortalece laços institucionais na Expozebu em Uberaba (MG)

publicado: 30/04/2019 09h04, última modificação: 30/04/2019 09h04
30 de abril de 2019.jpg

O presidente da ASBRAER, Nivaldo Magalhães, esteve, no fim de semana, na 85ª edição da Expozebu, em Uberaba (MG), para prestigiar o evento que tem parceria com a Emater-MG.

Nivaldo Magalhães foi recebido pelo presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza de Deus e pelo deputado federal Zé Silva. O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A feira acontece entre 27 de abril e 5 de maio, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Além de participar de diversas ações, como a Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas, a Emater-MG será homenageada pela ABCZ, por sua atuação ao longo de 70 anos, para o crescimento e fortalecimento da agropecuária mineira. A homenagem acontece no dia 30 de abril, a partir das 19h. A Emater-MG será uma das empresas a receber a moção “Reconhecimento ABCZ 100 anos”. O objetivo é homenagear as entidades parceiras da associação, que comemora o seu primeiro centenário.

Segundo o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, a parceria com a Emater é fundamental para o desenvolvimento do pequeno produtor. Com a Emater, a ABCZ desenvolve o programa Pró-Genética. A intenção é dar apoio a pequenos criadores melhorando seu rebanho para potencializar a produção com qualidade. “Estamos tendo resultado importante com essa parceria. Grande parte da nossa pecuária pra produção de carne e de leite vem do pequeno produtor e estamos tendo resultado importante com o Pró-Genética”, afirmou.

Para Gustavo Laterza, a presença do presidente da Asbraer foi fundamental para fortalecer os laços entre ASBRAER e suas associadas e a ABCZ. “Com sua presença marcou gesto importante de revitalização e fortalecimento da parceria institucional entre ASBRAER e ABCZ. Muito obrigado”, afirmou.

Emater-MG na Expozebu

Como acontece todo ano, a Emater-MG é presença garantida na Expozebu. Nesta edição, a empresa é uma das organizadoras da Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas, que acontece entre 27 de abril e 1º de maio. De um total de 70 expositores, 20 estandes são destinados a agricultores familiares assistidos pela Emater-MG. Estarão à venda alimentos e artesanatos. Na feira também será montado um estande com técnicos da Emater-MG e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) para tirar dúvidas do público.

Outra ação importante da empresa de assistência técnica é a realização de um Dia de Campo sobre o sistema “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta” (ILPF), na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery. No encontro, serão apresentadas novas cultivares de gramíneas e sua utilização. Entre os objetivos do sistema está a recuperação de pastagens degradadas. O Dia de Campo acontece no dia 2 de maio.

Ainda está prevista na programação da Expozebu a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Seapa, Emater-MG, Embrapa, ABCZ e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para a divulgação e implantação do sistema ILPF na região.

FONTE : Transcrito do site da ASBRAER.