Asbraer promoveu encontro com MAPA para viabilizar transformação digital nas Emateres

publicado: 12/07/2019 11h40, última modificação: 12/07/2019 11h40
capa.jpg

Na quinta-feira (11), representantes de TI da Asbraer estiveram reunidos com o Secretário de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, para propor inovação na gestão da informação das entidades estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

O secretário abriu a reunião falando da importância da Ater pública e a necessidade de se criar um sistema de gestão e informação que seja integrado com todas as Emateres.

O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva, aproveitou a ocasião para sugerir que somado à criação de um sistema, seja ofertado recursos para aquisição de equipamentos como celulares. "Importante também ver a possibilidade de fornecer recursos para aquisição de celulares porque as vezes criamos um ótimo sistema, mas eles não têm os recursos necessários e não conseguem utilizar", afirmou.

O presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, informou que nessa linha de entendimento, de que é necessário inovar e criar um sistema integrado, a Asbraer vem conversando com o Serpro para viabilizar essa estrutura em parceria também com o MAPA. "Estamos com uma conversa adiantada com o Serpro e estamos junto com vocês também para dialogar e criar a melhor possibilidade de trabalho", afirmou Nivaldo ao secretário da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) e ao presidente da Anater.

A vice-presidente da região sul da Asbraer e presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, e o vice-presidente da região sudeste da Asbraer e presidente da Emater/MG, Gustavo Laterza, tiveram importante participação na reunião ponderando aspectos relevantes regionais, bem como, apontando soluções à proposta de um sistema que integre todas as associadas.

Quem apresentou uma ideia de transformação foi a Emater/MG na pessoa do Marcos Lopes técnico de TI. Ele apresentou o projeto Emater 4.0, relembrando a 4ª Revolução Industrial.

Marcos mostrou que a sociedade está cada vez mais digital e a necessidade de se adaptar a essa realidade existe para todos os setores. Com a assistência técnica e extensão rural não seria diferente. "O produto da Emater é o conhecimento. Por isso é preciso acompanhar a evolução e levar inovação e novas formas de fazer agricultura ao produtor", discorreu.

A equipe de TI das Emateres das cinco regiões, associadas da Asbraer, estiveram reunidas durante todo o dia para conhecer o sistema criado pela Emater/MG e pensar em conjunto no desenvolvimento de uma plataforma que possa ser repassada a todos os estados, obedecendo as especificidades de cada região, e integrando as informações em nível nacional.

TRANSCRITO DO SITE DA ASBRAER.