Notícias
Asbraer se reúne na Paraíba para discutir com MDA e BNB ações em favor da agricultura familiar
As entidades públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural da Região Nordeste, que compõem a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), se reuniram na manhã de quarta-feira (5), com o Banco do Nordeste para discutir o Agro Amigo e com o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para avaliação das políticas públicas em favor da agricultura familiar.
A reunião aconteceu no Centro Público Estadual de Economia Solidaria, do Governo do Estado, em Tambaú, quando os diretores das entidades públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural da Região dialogaram com Banco do Nordeste sobre a operacionalização do Pronaf no ano de 2023. O Banco propõe ampliar o alcance da metodologia do Agro Amigo e a ATER Nordeste propôs que isso seja feito em diálogo com as instituições para que seja efetuado de forma articulada, discutindo-se a melhor estratégia para efetivar as ações.
A reunião foi presidida pelo o vice-presidente da região Nordeste da Asbraer, Cesar Oliveira, da Emater do Rio Grande do Norte, e teve a participação do presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Aristeu Chaves e do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais e dos dirigentes das entidades públicas de extensão rural da Região.
“Nós, de forma articulada no Nordeste, estamos discutindo com a direção do Banco do Nordeste a melhor forma de operacionalização das estratégias sem abrir mão do papel que a ATER Pública tem na elaboração de projetos e também na assistência técnica”, afirmou Cesar Oliveira.
Quanto a participação MDA, por meio da Dater, o diretor Marenilson Batista informou que a proposta central das discussões do próximo Plano Safra deve contemplar, basicamente, a melhor produção de alimentos saudáveis e a recuperação do bioma. Falou que serão lançados editais que contemplarão o sistema agroecológico no Semiárido. “São propostas para fortalecer ainda mais a agricultura familiar a partir das políticas públicas”, disse.
Foi sugerido que outras reuniões na região Nordeste aconteçam visando aprofundar as discussões em favor da agricultura familiar e do fortalecimento da ATER na região. A intenção é que haja encontros regulares da Asbraer visando uma maior integração de estratégias de ATER, de forma a fortalecer as instituições e, assim, servir de forma cada vez mais efetiva a sociedade.
A reunião também contou com as participações do Secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio e do secretário adjunto Bivar Duda, além do coordenador geral do MDA na Paraíba Gregório Legal, do superintendente do Incra, Antônio Barbosa e também o diretor administrativo e finanças da Empaer, Jean Queiroga.