Notícias
Assembleia Legislativa da Paraíba apresenta voto de aplausos à Empaer de Alagoa Grande
A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba aprovou requerimento de autoria do deputado João Bosco Carneiro Júnior, concedendo voto de aplausos à Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), de Alagoa Grande, pelos relevantes serviços prestados em favor do meio ambiente e do desenvolvimento rural sustentável do município.
O deputado reforça na sua justificativa que o Governo do Estado, de forma a otimizar e racionalizar os serviços de pesquisa, extensão rural e regularização fundiária, no atendimento de políticas e programas públicos, criou a Empaer , pessoa jurídica de direito privado, com o objetivo unificado de trazer o desenvolvimento sustentável da agropecuária no nosso Estado” , disse acrescentando que a nova empresa, criada pelo Governador João Azevedo, é resultado da fusão da Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa).
Ainda na sua justificativa, o deputado enalteceu o trabalho realizado pelo extensionista rural Paulo Luís dos Santos, da gerência operacional da Empaer de Alagoa Grande. “Paulo tem sido um grande incentivador para que os produtores rurais e agricultores familiares utilizem a produção agroecológica e orgânica, além de outros projetos e ações que priorizam o desenvolvimento rural sustentável no município”, comentou.
Ele lembrou que, em agosto de 2019, durante a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio e as comemorações do centenário de Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, a Empaer recebeu várias homenagens pelo destaque do trabalho executado com desenvolvimento rural sustentável. “Com a coordenação do extensionista Paulo Luís, o trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente no nosso município é muito forte e ocorre durante todo o ano”, enfatizou.
O deputado destacou a importância da Empaer, que segundo ele, tem se projetado internacionalmente, por meio do Projeto Algodão Paraíba e outras ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). “Recentemente, a Paraíba recebeu Missão Técnica dos Países da Colômbia, Mali e Moçambique, que veio conhecer os importantes trabalhos desenvolvidos pela nova empresa”. A visita técnica integrou o Projeto de Cooperação Sul-Sul Trilateral executado pelo Governo brasileiro, representado pela ABC/Ministério das Relações Exteriores, pela FAO e países do Mercosul, associados do Haiti e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), presidida pelo paraibano Nivaldo Magalhães, também presidente da Empaer, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap).