Notícias
Caminhada ecológica em Cubati ressalta necessidade de recuperar bioma da caatinga
publicado:
07/06/2022 09h16,
última modificação:
07/06/2022 09h17
A Semana de Meio Ambiente, da qual a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária-Empaer, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, participou com a realização de eventos em suas gerências regionais, teve caminhada ecológica em Cubati, no Curimataú, no domingo (5), encerrando as atividades de conscientização quanto a preservação ambiental.
Numa parceria com a Associação Comunitária Praia Nova e a prefeitura municipal, foi realizada a 3ª edição da Caminhada Ambiental, que contou com a participação de 49 pessoas de todas as faixas etárias. O evento teve o objetivo de estimular o processo de educação ambiental e física que deve ser contínua e com práticas efetivas.A ação teve início na sede da Associação e percorreu 5 km até a comunidade Cumati, onde visitou-se as formações rochosas e as Itacoatiaras
existentes no leito do Rio Seridó. ''O evento é um instrumento que trabalha a conscientização sobre a sustentabilidade do meio ambiente e da necessidade de conservar os recursos naturais e culturais do município'', disse o extensionista rural Marcio Santos.A bióloga Kátia Ribeiro destacou a necessidade de melhor se olhar para o bioma Caatinga, que é exclusivamente brasileiro, “porém é frágil, pouco preservado e requer ações benéficas tanto da sociedade como das instituições públicas''.
A agricultora Adriana Ferreira, parabenizou a iniciativa da gerência local da Empaer em promover a caminhada e provocar discussões sobre os problemas ambientais, e também destacou a importância das parcerias para a realização do evento.