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Cooperar elabora Plano de Implementação 2021 para agilizar ações do PB Rural Sustentável

publicado: 14/01/2021 13h48, última modificação: 15/01/2021 16h59
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Técnicos do Projeto Cooperar realizaram reunião remota para discutir a elaboração do Plano de Implementação 2021 do PB Rural Sustentável. O objetivo foi dar seguimento à implementação do programa de forma sistemática, atendendo às demandas dos beneficiários da primeira chamada pública realizada em 2020, relativa ao Acesso à Água e Passagens Molhadas, assim como preparar o processo de lançamento de novas chamadas em 2021.

Conforme o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, “o Plano de Implementação será nosso instrumento de planejamento, um guia de trabalho sistemático, onde são descritas as atividades a serem executadas no ano de 2021, para atingirmos com sucesso as metas estabelecidas no Projeto de acordo com as diretrizes do Manual Operacional (MOP) do PB Rural Sustentável com resultados a curto prazo”.

Na visão de Omar Gama, o Plano vai garantir que os objetivos do Projeto sejam efetivamente cumpridos atingindo as metas, com o monitoramento e avaliação processual de forma a garantir o atendimento do público do PB Rural Sustentável dentro dos prazos estabelecidos e com a qualidade desejada, considerando, principalmente, a responsabilidade que o projeto tem com cada família beneficiada.

Omar disse ainda que serão atendidas as demandas apresentadas e viáveis tecnicamente de cisternas para armazenamento de água de consumo humano, destacando as previstas para o Projeto 4.200, com execução até 2022, além de Sistemas de Abastecimento de Água Completo – ADC, Sistemas de Abastecimento de Água Singelo – ADS, Sistemas e Abastecimento com Dessalinizador e Passagens Molhadas, beneficiando diretamente mais de 20 mil famílias de agricultores no Estado, além das Alianças Produtivas, cujo processo já teve início com o apoio a oito organizações produtivas, cooperativas e associações para acesso ao mercado.

De acordo com a Gerência de Planejamento do Cooperar, que tem como gerente Flávio Luna, as atividades previstas no Plano, vão desde o lançamento de novas chamadas públicas para os beneficiários, editais para contratação de empresas executoras, a realização de visitas técnicas pela equipe do Cooperar e de entidades parceiras a exemplo da Empaer, até a realização das capacitações destinadas aos beneficiários, além de uma série de atividades preparatórias junto à equipe do Cooperar. 

Flávio Luna acrescentou que a implementação do Plano vai organizar os processos e cada etapa de concretização do projeto, garantindo que tudo ocorra dentro do previsto, considerando principalmente o tempo, a eficiência e eficácia dessas ações evitando retrabalho e desperdício de recursos.

O gerente Flávio Luna considera que em todo planejamento “deve-se observar e avaliar as condições de implementação das atividades a partir de análises dos cenários, principalmente neste período de pandemia que estamos sujeitos a variáveis, como a capacitação, instrumentalização e disponibilização da equipe para o trabalho remoto, garantindo que as ações dos projetos não serão afetadas”.

“O Plano de Implementação 2021 do PB Rural Sustentável tem início em janeiro e termina em dezembro de 2021. Ele foi um esforço e aprendizado da equipe do Cooperar junto com o grupo de supervisão do Banco Mundial, garantindo não só a efetivação do PB Rural Sustentável, mas, sobretudo, lançar em 2020 a primeira chamada, identificar as demandas da sociedade e agora, em 2021, materializar a execução das obras de acordo com as demandas e garantir a continuidade das ações previstas”, afirmou Flávio.  

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds). É um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba.

TRANSCRITO DA SECOM.