Cooperativa Impulsiona Desenvolvimento no Distrito de Catolé de Boa Vista, em Campina Grande

publicado: 27/03/2024 09h11, última modificação: 28/03/2024 15h39
CAMPINA GRANDE.jpg

Um marco importante está sendo alcançado no distrito de Catolé de Boa Vista, em Campina Grande, com a iminente implantação da Coopercatolé. Com um investimento de R$ 200 mil, proveniente de uma emenda parlamentar, a conclusão desse empreendimento promete ser um catalisador para o progresso local.

A iniciativa de estabelecer a cooperativa partiu de um grupo de produtores rurais, com destaque para a atuação decisiva da técnica em Cooperativismo Vitória Aparecida Pereira Vitor e da extensionista Alvair Macêdo Carneiro. Posteriormente, a também extensionista Ana Lucia Limeira se uniu ao grupo da Empaer, Prefeitura municipal e secretaria de agricultura de Campina Grande, fortalecendo os esforços para concretizar o projeto.

Após a fase inicial, a Coopercatolé obteve apoio da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – Unisol Brasil/Programa de Investimento Solidário/Rede Del Sul, que ofereceu um aporte financeiro de R$ 190 mil. Essa injeção de recursos impulsionou significativamente o projeto, abrindo portas para a participação da cooperativa no mercado, incluindo negociações com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A infraestrutura da Coopercatolé é impressionante, com um prédio no Distrito de Catolé de Boa Vista, equipado com uma cisterna de 90 mil litros e diversos outros equipamentos essenciais. Destacam-se os tanques de resfriamento de leite, pasteurizador, caldeira e uma câmara fria vitrine. Tais recursos são fundamentais para o processamento do leite bovino, considerando a importância da região como uma significativa bacia leiteira e produtora de queijo de coalho.

Este passo audacioso representa não apenas um avanço para os produtores locais, mas também uma oportunidade de fortalecer a economia e promover o desenvolvimento sustentável na região.