Notícias

Cultivo de goiaba com irrigação atrai produtores de coco nas Várzeas de Sousa

publicado: 11/11/2022 12h18, última modificação: 11/11/2022 12h18
VOVÔ.jpeg

A produção consorciada de culturas diferentes ganha espaço entre os produtores rurais das Várzeas de Sousa, sobretudo no perímetro Irrigado de São Gonçalo com o cultivo de coco e goiaba. A iniciativa já é executada com sucesso pelo agricultor João de Deus da Silva, no Assentamento Imaculada.

Com acompanhamento técnico da gerência local de Sousa da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca (Sedap), o produtor cultiva dois hectares de coco e inicia o plantio de goiaba em um hectare, usando o sistema de irrigação.  

Vovo.jpegO trabalho de cultivo executado por João de Deus está atraindo a atenção de outros produtores rurais. Também com a assistência de extensionistas da Empaer, dois proprietárias vizinhos pretendem implantar dois hectares de coco e dois hectares de goiaba.

Segundo o extensionista Daniel Abrantes, a previsão é de que o agricultor tenha uma produção de 30.600 frutos de coco ao ano. Com relação ao cultivo de goiaba, em seis meses deverá começar a colheita.

Todo o trabalho de assistência técnica e elaboração específica deste projeto estão a cargo do extensionista Daniel Abrantes, com participação do extensionista Iraildo Macedo e da estagiária Daiane Lima e acompanhamento do gerente regional Assis Bernardino.