Curso de Manipulação de Alimentos melhora qualidade de vida de estudantes

publicado: 14/10/2019 20h01, última modificação: 14/10/2019 20h01
curso6ok.jpg

O Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos está melhorando a qualidade de vida de alunos da rede municipal e estadual de ensino e das crianças que frequentam as creches. Um exemplo vem do município de Esperança, onde foi realizado, durante a semana passada, treinamento com a participação de 54 merendeiras e cozinheiras, ministrado pelas extensionistas sociais da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Emaper), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), encerrado na sexta-feira, dia 11.

curso7ok.jpgAo final houve a entrega dos certificados aos participantes, e também, na ocasião, agricultores familiares manifestaram o desejo de que fosse realizado semelhante curso em suas comunidades para que, a partir daí, pudessem ter um melhor aproveitamento dos alimentos e também melhorassem a qualidade da produção agrícola.

Presente ao encerramento do curso e da entrega dos certificados, o presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, que também é presidente da Asbraer, destacou a importância de cursos dessa natureza como vem se realizando em todo o Estado, por meio de parceria entre o Governo do Estado e prefeituras municipais. “A melhor qualidade da merenda fornecida aos alunos terá reflexos positivos na qualidade de vida das crianças”, comentou.

CAP.jpgO secretário da Educação e Cultura de Esperança, Michael Lopes da Silva, disse que foi uma semana proveitosa, pois, a partir da parceria entre a Empaer e a Prefeitura de Esperança, está sendo possível oferecer aos alunos do município uma alimentação de melhor qualidade. O agricultor Orlando Soares Correia, da Comunidade Carrasco, disse que o aprendizado foi de grande proveito, lembrando que foram importantes as discussões em torno do controle da produção agrícola, controle de pragas e a manutenção de alimentos.

CAPA PRIMEIRA.jpgA capacitação ficou a cargo das extensionistas sociais Aldenora Pereira da Silva e Alice Cesária, além da equipe da Prefeitura Municipal de Esperança composta por Maria de Lá Penha, coordenadora da merenda escolar no município, e da nutricionista Juliana Almeida, com apoio da equipe da Gerência Operacional da Empaer, da região de Areia.

Na capacitação, foi mostrada a importância da agricultura familiar de base agroecológica, o valor de uma alimentação segura, com o aproveitamento integral dos alimentos.

Os agricultores familiares que vendem ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no município de Esperança recebem assessoria técnica da Empaer, oferecendo produtos de boa qualidade e livres de inseticidas.