Notícias

Dia de campo sobre cultivo de palma forrageira atrai centenas de agricultores familiares

publicado: 25/08/2025 07h39, última modificação: 25/08/2025 07h39
WhatsApp Image 2025-08-25 at 07.36.23.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), tem orientado aos criadores na produção de palma forrageira como suplementação da alimentação animal, sobretudo beneficiando a agricultura familiar.

Nesse sentido, na sexta-feira, dia 22, aconteceu Dia de Campo sobre Palma Forrageira, no Sítio Cacimbas, no município de São José do Sabugi, no Sertão. O evento teve a participação de 300 participantes, entre produtores rurais, estudantes e autoridades do município. O evento foi uma realização em parceria com a prefeitura municipal, informou o gerente regional da Empaer em Patos, Francisco Acácio.

O Dia da Campo teve três estações temáticas, com temas sobre a escolha da área a ser plantada, preparo do solo, adubação, plantio, tratos culturais, irrigação, pragas e doenças, além do uso na alimentação animal e aspectos econômicos, abordados por extensionistas da Empaer da Gerência Regional de Patos.

WhatsApp Image 2025-08-25 at 07.36.19.jpegA palma forrageira é um cultivo estratégico para o Sertão e Cariri e com essa iniciativa garante o fortalecimento da agricultura familiar e assegurar melhores condições de produção e renda para as famílias.

A Empaer e à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), tem intensificado os trabalhos de pesquisas visando melhor o cultivo da palma forrageira, como níveis de adubação, genótipos resistentes às pragas e doenças, densidades de plantios, irrigação, mecanização de plantio e colheita, frequência de colheita e algumas estratégias de uso da palma na alimentação de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, o que tem proporcionado maior eficiência na produção animal no semiárido.