Empaer acompanha 91 feiras da agricultura familiar e projeta instalar mais duas unidades

publicado: 18/07/2024 23h08, última modificação: 18/07/2024 23h08
JEFFFFFFFFF.jpg

A Paraíba conta com 91 feiras da agricultura familiar, beneficiando mais de 2.280 famílias agricultoras em 86 municípios, em um trabalho realizado pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Mais duas estão em fase de implantação, nas cidades de São Bento e Jericó, no Sertão.

SEVERI.jpgAs mais recentes feiras foram instaladas no fim de 2023, uma no município de Brejo do Cruz, no Sertão, e outra em Baia da Traição, que é a primeira Feira Indígena Potiguar da Paraíba, e funciona no período da tarde, em horário bastante frequentado pelos turistas.

FEIRA4 17-07.jpgSeminário - Na terça-feira, dia 16, foi realizado o 1º Seminário Regional das Feiras da Agricultura Familiar, promovido pela Gerência Regional da Empaer de Solânea, na Casa Vó Corina, no Distrito de Roma, no município de Bananeiras, Brejo paraibano, com a participação de 85 famílias agricultoras e convidados.

1a3dbf27-b70e-4e93-9615-14c2dd4fb4e0.jpgO objetivo principal do seminário foi fortalecer a rede das feiras da agricultura familiar da região do Brejo, com troca de experiências verificadas em outras regiões. Extensionistas, agricultores e autoridades presentes debateram o fortalecimento e o funcionamento das feiras, de modo a contribuir para o crescimento econômico das famílias agricultoras.

Após a abertura do evento, o facilitador das feiras no Estado, extensionista Severino Henrique de Lima, falou sobre as origens das Feiras da Agricultura Familiar e sua importância para a comercialização e geração de renda. O secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes proferiu 606535e8-86ae-4167-b580-497cc593f288.jpgpalestras sobre as atividades da agricultura familiar em seu município, tendo como moderadora Julieta Estevão, da Casa da Economia Solidária do município de Araruna.

Outro tema enfocado foi a Sustentabilidade e Soberania Alimentar nas Feiras da Agricultura Familiar, com a participação dos técnicos Maurício José Guerrini, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Juliana Nóbrega, da UFPB Campus de Bananeiras, tendo como moderadora a 3d6966a6-bf1e-4d54-9076-37bc238b061d.jpgextensionista Juliana Ferreira, da Empaer de Serraria. O 1º Seminário Regional de Feiras da Agricultura Familiar teve as parcerias da Cooperativa de Agricultores Familiares do município de Bananeiras (Coofab), Sicred, Banco do Nordeste e DF Máquinas.

Presente ao evento, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Ferreira de Morais, destacou o papel da Empaer no fortalecimento e no apoio à agricultura familiar, com a assistência técnica e estímulo ao acesso às políticas públicas.