Notícias

Empaer e BNB reúnem entidades para formar Comitê Gestor da Produção de Inhame

publicado: 07/05/2025 11h41, última modificação: 07/05/2025 11h41
WhatsApp Image 2025-05-07 at 10.02.03 (1).jpeg

A Gerência Regional da Empresa Paraibana de Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) de João Pessoa e o Banco do Nordeste se reuniram na terça-feira, dia 6, na sede da empresa na estrada de Cabedelo, para formar Comitê Gestor do Plano de Ação da Cultura do Inhame na Zona da Mata Sul.

O cultivo do inhame na Paraíba, sobretudo na região Litoral Mata Sul, é visto como uma alternativa viável para os agricultores familiares, gerando renda e prosperidade com melhor qualidade de vida.

Com relação ao Nordeste, a produção de inhame na Paraíba é significativa. Os dados mais recentes do IBGE são de 2016, apontando o estado com uma concentração de produção expressiva. Na safra daquele ano, o território paraibano tinha 3.758 hectares cultivados com inhame, com uma produtividade média de 7.917 kg por hectare, totalizando 34.913 toneladas. Os principais municípios produtores são: Alhandra, Araçagi, Alagoinha, Conde, Caaporã, Guarabira, Pitimbu, Pedras de Fogo, Itapororoca e Sobrado.

O inhame é uma das hortaliças tipo tubérculo de alto valor nutritivo e energético e desempenha importante papel socioeconômico na Paraíba e no Nordeste brasileiro. A Paraíba é um dos maiores produtores desta cultura, seguindo de Pernambuco. As variedades cultivadas na Paraíba são inhame Costa e Cará São Tomé.

O gerente regional da Empaer em João Pessoa, Eduardo Henrique Ferreira Lima, informou que a decisão de constituir um Comitê Gestor para formar um plano de ação visando o cultivo é muito importante e viável para impulsionar a cadeia produtiva do inhame na Paraíba, gerando renda e prosperidade aos produtores rurais.

Estiveram presentes os extensionistas rurais que acompanham os produtores rurais, além de representantes das Secretarias da Agricultura dos Municípios de Alhandra, Conde, Pedra de Fogo e Pitimbú, de Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável, de Associações Comunitárias e de cooperativas e do Banco do Nordeste, que fez a proposta de criação do Comitê.
A cultura do inhame se constitui em uma das principais atividades agrícolas na geração de renda e oportunidade de trabalho, com a qualidade de vida das famílias agricultoras.