Empaer e entidades promovem caminhada ecológica e debatem preservação da Caatinga

publicado: 17/06/2024 10h27, última modificação: 17/06/2024 10h27
3.jpg

Como parte de ações voltadas à Semana do Meio Ambiente, foi realizada a 5ª caminhada ambiental de Cubati, na Fazenda Maxinaré, zona rural de Pedra Lavrada-PB, na manhã de domingo (16), como forma de chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação do Bioma Caatinga e conhecer as histórias dos habitantes do Seridó Paraibano.

1.jpgA iniciativa é da Gerência Operacional da Empaer em Cubati, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e de Meio Ambiente, Associação Lourival Alves de Lima e a Associação União Caatinga. O evento contou com a presença de agricultores, alunos, servidores e professores.

A caminhada ocorreu nas dependências da Fazenda Maxinaré, localizada na zona rural do município de Pedra Lavrada e foi conduzida pelo historiador e diretor de Cultura e Turismo de Pedra Lavrada, Ian Cordeiro, juntamente com o presidente da União Caatinga, Eduardo Macedo. 2.jpgDurante o evento, o grupo visitou a histórica sede da fazenda, que pertenceu ao Professor Graciliano Fontino Lordão e serviu de rota para o cangaço no início do século XX, percorreu uma trilha pelas margens do rio Vazantes, conhecendo a fauna e a flora do Bioma Caatinga. A caminhada foi concluída no museu histórico, na sede do município.

“Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos e estimular a conscientização ambiental é uma tarefa importante para formar uma sociedade cada vez mais sustentável”, reforça o extensionista Márcio Jose Osmir.